Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Proposta do Curso

Publicado: Terça, 10 Março 2009 15:34
 
O Mestrado em Ciência Animal exercerá um papel relevante na formação superior de profissionais ligados a esta área, funcionando como instrumento de especialização técnica, científica e cultural, com repercussão nas transformações sócio-econômicas com vistas à melhoria dos padrões de vida da comunidade regional. Além disso, os alunos dos referidos cursos de graduação também serão beneficiados com o Curso de Mestrado em Ciência Animal da UFRB, pela oportunidade que terão em participar, como colaboradores de iniciação científica, em trabalhos de pesquisa dos mestrandos.

O Corpo Docente da Proposta, formado por 10 docentes permanentes e três colaboradores, teve sua formação em instituições altamente qualificadas (UFV, UFLA, ESALQ/USP, UNESP, USP) possibilitando sustentação às atividades do Curso, considerados as áreas de concentração e o número de alunos previstos, além da articulação entre os pesquisadores e a produtividade da equipe.

As linhas de pesquisa propostas no programa estão respaldadas pela estrutura tecnológica dos Laboratórios de: Nutrição Animal; Estudos limnológicos; Ictiologia; Análises Bromatológicas; Gestão Ambiental; Entomologia; Anatomia dos Animais domésticos; Análise de Mel; Melhoramento e Biotecnologia. Em algumas dessas estruturas vêm sendo desenvolvidas atividades referentes a projetos de Dissertações de Mestrado do Programa de Ciências Agrárias/UFRB, além de projetos de pesquisa que resultaram na formação de vários alunos de iniciação científica (bolsistas do CNPq, da FAPESB e da UFBA) e programas de bolsa de recém doutor (PRODOC/CAPES, PRODOC/FAPESB, RECÉM-DOUTOR/CNPq, PÓSDOUTORADO/FAPESB e DCR/FAPESB).

Essa mesma estrutura também vem dando apoio aos projetos de pesquisa em parceria com outras Instituições (Instituto de Biologia/UFBA, Instituto de Física/UFBA, UEFS, UESB, Embrapa, EBDA, entre outras), inclusive com a realização de parte dos trabalhos de conclusão de Curso de Graduação e de Pós-Graduação. Os projetos já em desenvolvimento terão grande importância para a consolidação da Proposta de criação do Curso de Mestrado, que gerará infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa de interesse tecnológico para o Estado da Bahia.
registrado em:
Fim do conteúdo da página