Divulgação Científica
Nesta seção, são relacionados os mais diferentes produtos (cartilhas, guias, games, programas de rádio, podcasts, materiais audiovisuais, dentre outros) voltados para a divulgação científica de conceitos e de resultados de pesquisa no setor público / Campo de Públicas.
O que diferencia essa seção das anteriores é o foco no público-alvo não acadêmico e não profissional. Há materiais elaborados para crianças e adolescentes, discentes do Ensino Médio, leigos de maneira geral, dentre outros.
Neste catálogo, são descritos o título da produção, um breve resumo, os autores, o público-alvo e o link para acesso.
2024
Em 2024, a Série Me Explicaê continua a propor, aos mestrandos, que desenvolvam material explicativo, em formato de vídeo curto, para sua pesquisa de mestrado. Cada vídeo tem um público-foco especifico. A seguir estão relacionados os trabalhos criados em 2024. A atividade é desenvolvida no âmbito da disciplina Gestão Pública.
Título |
Autoras |
Orientação |
Ô, Vó, Explica aí! , |
Alexsandra e Cecília Mota |
Profa. Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo |
Resumo: Neste MeExplicaê, Alexsandra Mota apresenta seu projeto Plano de Gerenciamento dos resíduos sólidos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), orientado pela Profa. Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo, no Programa de Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas da própria UFRB. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Comunidade acadêmica e população em geral |
Vídeo animado com dublagem |
Título |
Autor |
Orientação |
A vida de estudante/trabalhador no PPG_GPP e o Programa Universidade para todos |
Fábio Correia |
Rosineide Mubarack Garcia |
Resumo: No MeExplicaê A vida de um estudante trabalhador e pai no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFRB), Fabio Correia junta a pesquisa sobre o Programa Universidade para Todos, seu trabalho e suas demandas familiares, em um vídeo caseiro. Busca "apresentar a pesquisa de maneira didática e explicativa, principalmente para o público externo a Área de Conhecimento, como os/as estudantes do Ensino Médio e egressos do sistema público estadual de educação, aos quais poderão ter acesso ao conteúdo através das ações do Programa Universidade para Todos - UPT". Orientado pela Profa. Rosineide Mubarack, Fabio desenvolveu este vídeo no segundo semestre de 2024. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Estudantes e egressos do Ensino Médio e pessoas interessadas no tema. |
Vídeo com personagens reais |
Título |
Autora |
Orientação |
Atuação em Redes para ampliar a agricultura familiar no PNAE |
Cleunice Pereira dos Santos |
Eliene Gomes dos Anjos. |
Resumo: O vídeo Atuação em Redes: uma estratégia para ampliar a participação de organizações econômicas de agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar, de Cleunice Pereira dos Santos, apresenta sua pesquisa em desenvolvimento no Mestrado de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2024, orientado pela Profa. Eliene Gomes dos Anjos. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Associações e cooperativas da agricultura familiar e seus cooperados, e os executores públicos responsáveis pela aquisição da alimentação escolar. |
Mini documentário |
Título |
Autor |
Orientação |
MeExplicaê Licitações Sustentáveis |
Edson Souza Silva |
Alexandre Américo Almassy Junior |
Resumo: Neste MeExplicaê, o mestrando Edson Souza Silva apresenta as possíveis contribuições do seu projeto de pesquisa, ainda em desenvolvimento e orientado pelo Prof. Alexandre Almassy, no Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O vídeo, elaborado em 2024, tem como objetivos sensibilizar e informar gestores e agentes públicos, bem como estudantes de administração e gestão pública, sobre o potencial das licitações sustentáveis para a promoção da preservação ambiental e da sustentabilidade |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Gestores públicos, agentes públicos e políticos, além de estudantes e pesquisadores das áreas de administração e gestão pública. |
Animação |
Título |
Autora |
Orientação |
TEA-CEITO, TEA-PÓIO, TEA-MO, |
Fernanda Boto |
Susana Couto Pimentel |
Resumo: Este MeExplicaê é voltado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares. e apresenta a pesquisa de Fernanda Boto, orientada pela Profa. Suzana Pimentel, no Mestrado Profissional de Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, cujo título é Políticas públicas de proteção social para crianças com autismo: percepções de familiares sobre a eficácia das políticas públicas de assistência do município de Feira de Santana. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares |
Vídeo produzido com IA |
Título |
Autora |
Orientação |
“CALL CENTER DA UFRB, ME EXPLICAÊ!”, |
Ravena Lima |
Vera Lúcia Peixoto Mendes |
Resumo: Neste MeExplicaê, Ravena Lima apresenta seu projeto de pesquisa, Em que rua você mora?, cujo objetivo é analisar o projeto-piloto Moradia Assistida para população de rua, implementado pelo Município de Salvador-Ba. Com toques de humor, Ravena tangencia também a relação universidade e gestão pública municipal, em uma interação que deve ser, cada vez mais, fomentada. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Gestores municipais, em especial os de alto escalão. |
“vídeo caseiro” |
Título |
Autora |
Orientação |
MeExplicaê: Resíduos perigosos nos laboratórios de uma universidade pública |
Vitória Porto |
Renato de Almeida |
Resumo: Neste MeExplicaê de 2024, a mestranda Vitoria Porto apresenta sua pesquisa sobre Resíduos perigosos gerados nos laboratórios de uma universidade pública. O projeto de pesquisa tem como objetivo elaborar um plano de ação voltado ao planejamento e à gestão dos resíduos perigosos gerados nos laboratórios do Centro de Ciências Agrária, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O plano de ação visa implementar medidas para reduzir a geração de resíduos perigosos e promover o descarte ambientalmente adequado, em conformidade com a Lei 12.305/10, que regulamenta o gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo os perigosos, e define as responsabilidades dos geradores e do poder público. |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
população adulta de maneira geral |
Vídeo informativo, em formato MP4 |
Título |
Autor |
Orientação |
MeExplicaê: Desenvolvimento territorial do Recôncavo |
Luis Paulo Santos Cruz |
Felipe Bonfim |
Resumo: Neste MeExplicaê de 2024, o mestrando Luis Paulo Santos da Cruz apresenta sua proposta de criação de um guia para o Consórcio de Municípios do Recôncavo. Neste guia, serão apresentados "diretrizes e procedimentos para elaboração do plano de desenvolvimento do território, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões a partir de análises das referidas dimensões do contexto territorial. A partir do diagnostico o plano de desenvolvimento deverá traçar as potencialidades e as limitações de cada dimensão analisada. E posteriormente viabilizar a criação de projetos inter-relacionando com os setores públicos, privados e organizações sem fins lucrativos e propor alternativas que possibilitem o desenvolvimento territorial" |
||
Público-foco |
Formato |
Link |
Prefeitos e vereadores dos municípios que integram o território do Recôncavo Baiano e membros do Consórcio Territorial do Recôncavo |
Vídeo |
2023
Em 2023, os mestrandos foram desafiados a apresentar suas pesquisas na Série Me Explicaê, uma ação de divulgação científica do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os mestrandos são convidados a propor um material explicativo para sua pesquisa de mestrado, em por volta de cinco minutos no máximo.. A seguir estão relaciconados os trabalhos criados em 2023.
Título | Autora | Orientação |
EJA pra quê te quero?! |
Julivia Fiúza da Conceição Santana |
Neilton da Silva |
Resumo: Este vídeo explicativo busca conscientizar o público em geral sobre a importância do acesso à educação como um direito fundamental e seu papel transformador na sociedade, promovendo assim uma visão mais inclusiva e igualitária de educação para todos. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Comunidade em geral, em especial aquelas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos | Animaçao | https://youtu.be/T7v3e9ghqno?si=CzEVJ-36cOLBwn8D |
Título | Autora | Orientação |
Biblioteca universitária: uma janela para inclusão
|
Jéssica Alves Suzart | Susana Pimentel |
Resumo:O objetivo principal deste produto é apresentar o papel da biblioteca no contexto da inclusão e acessibilidade, permitindo entender quanto à mediação da informação para atendimento de pessoas com deficiência. (Dezembro de 2023) | ||
Público-alvo: | Formato | Link |
Comunidades da educação superior | Animação em Animaker, com 5'50 | https://youtu.be/mStRnxCRhcs?si=gyy1yucd27AQOlnl |
Título | Autora | Orientação |
Cartilha Nutricional para diabéticos e hipertensos "Descomplicái" |
Gleisse Souza |
Eliene Anjos |
Resumo:Este trabalho busca contribuir com a conscientização do público-alvo (adultos com 30 a 59 anos) acerca das informações pertinentes para adesão ao tratamento nutricional das DCNT (Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica), através de uma cartilha em vídeo com estratégias nutricionais preventivas, visando reduzir os agravos destas comorbidades e os custeios com saúde pública, além de disseminar a problemática na comunidade científica para expandi-la em regiões vizinhas agravadas. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | Video de 4'4 | https://youtu.be/-rgelSgZh34?si=izKe7VfSykQ--Jsm |
Título | Autora | Orientação |
Para todos os amigos que abandonei: uma ode à megalomania |
Vanessa Correia | Lidiane Lordelo |
Resumo: O objetivo principal deste vídeo é gerar identificação do cidadão comum com o tema abordado no projeto do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas, demonstrando, através do humor e da exageração, o quanto a nossa sobrevivência no planeta pode ser afetada por gestos de pessoas ordinárias buscando contribuir com a sustentabilidade socioambiental da Terra. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | Video com 5´52 | https://youtu.be/7Q3AE8-JZWA?si=4mmgLZ1R4A4RCstn |
Título | Autora | Orientação |
Educação ambiental e resíduos: uma parceria que deu certo! |
Cecília Nascimento Pires | Lidiane Lordelo |
Resumo: "O propósito deste vídeo é comunicar de forma clara e envolvente a importância da educação ambiental na gestão de resíduos, realçando seu papel crucial na redução do impacto ambiental, fomento da conscientização ambiental e promoção de uma gestão de resíduos mais eficiente. No vídeo, há o esclarecimento sobre diversos tipos de resíduos inclusive os presentes em hospitais. Destaca-se a importância crucial da gestão adequada desses resíduos, evidenciando de maneira impactante como podem causar danos significativos à saúde e ao meio ambiente." | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral - Universitária | Video com 4´21 | https://youtu.be/H55fJgw-LvI?si=x8GvZowQiPhTVIp4 |
Título | Autor | Orientação |
Café Instagramável |
Anderson Maia Meira | Felipe Bomfim |
Resumo: O objetivo principal deste curta é explicar para as pessoas quais os limites e potenciais da Redes Sociais Online na divulgação das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Ensino Médio / Geral | Video com 3´53 | https://youtu.be/-y35oNx0eek?si=Hg55HSJTmk3KMOf2 |
Título | Autora | Orientação |
Cada cadastro conta: protegendo a Bacia do Rio Capivari |
Daniela Marins | Renato de Almeida |
Resumo: "O vídeo "Cada Cadastro Conta" é uma ferramenta de comunicação clara e envolvente, destacando a importância do CEFIR na preservação ambiental da Bacia do Rio Capivari. Espera-se que esse material contribua significativamente para o entendimento público sobre a necessidade da regularização ambiental e fortaleça a discussão estratégica sobre o papel dos órgãos ambientais nesse processo de validação do instrumento de gestão ambiental, enfocando a necessidade de cumprir as normas e fiscalizações ambientais para proteger a biodiversidade e a qualidade hídrica da região." | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | Animação com 4´22 | https://youtu.be/EOHnkGFIXrY?si=CK_2l3w_CKcqZiVW |
Título | Autora | Orientação |
Artesanato Sustentável |
Bárbara Nunes | Eliene Anjos |
Resumo: Bárbara Nunes tem, neste vídeo, o objetivo de "contribuir para a popularização da ciência, por meio da tradução e da disseminação, através de um curta-metragem para artesãs de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), assessoradas pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL Recôncavo). [...] O curta é um instrumento didático para chegar ao público alvo (artesãs de EES assessorados pelo CESOL Recôncavo) de forma mais sucinta e objetiva para explicar a pesquisa que tem previsão de começar a coleta de dados a partir de janeiro de 2024. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | Video em 5´ | https://youtu.be/QqfzevH16Sw?si=cuYrIXYpRqZgET6Q |
Título | Autora | Orientação |
Me explicaê! Eu te explico, Maricota |
Leísa Mendes | Lys Vinhaes |
Resumo: "O título da pesquisa é “O Sistema Único de Assistência Social na Bahia. Uma análise sobre a gestão orçamentaria e financeira e as repercussões sobre a capacidade protetiva do Estado de 2013 a 2023”. A decisão sobre esse pesquisar sobre este tema vem da trajetória de trabalho, do contexto histórico da atuação profissional, assim, o vídeo apresenta imagens (fotos reais), representativas deste caminho percorrido, desde a experiência em gestão municipal, até a prática na gestão estadual. É deste percurso que emerge a “Maricota”, personagem fictícia que incorpora todos os exemplos para citações de casos, desde quando comecei a atuação do SUAS até os tempos atuais. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | video em 3´55 | https://youtu.be/zgsU6IC9VI8?si=XT10hX5jwsI7fa-r |
Título | Autores | Orientação |
Chama o intérprete! |
Jorge Luiz Maltez de Matos e outros | Felipe Bomfim |
Resumo: O objetivo principal deste produto é apresentar para a sociedade, através das redes sociais ao qual será divulgado e disponibilizado, a importância da língua Brasileira de Sinais –LIBRAS para a inclusão dos surdos na sociedade, as principais barreiras de comunicação existentes entre os surdos e os ouvintes, a necessidade de remoção dessas barreiras, com o propósito de contribuir para a sua inclusão na sociedade. | ||
Público-alvo | Formato | Link |
Geral | video em 7 | https://youtu.be/dS12sNfXVqI?si=l0ObygH9yxfkep7J |
2022
Título |
Autores |
Orientação |
Família Agrícola Viva Feliz |
Mestrandos Alex Pereira Da Silva, Jenilda Bastos Almeida Pinheiro e Marcos George Souza Lobo, com a participação especial de Maria Luísa Oliveira da Silva, Maria Antônia Oliveira da Silva e Marcos Guilherme Lobo |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: o vídeo resgata a importância da Agricultura familiar na alimentação da população brasileira e sua contribuição ao PNAE. Considerando que a produção da agricultura familiar corresponde a boa parte de toda produção mundial de alimentos e a maioria da comida que chega ao prato do brasileiro, buscou-se desmistificar a ideia de que todo alimento é industrializado e fabricado, além de difundir e assegurar uma alimentação saudável. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Crianças e adolescentes da faixa etária de 08 a 14 anos |
O vídeo é apresentado em diversas cores e imagens, no formato mp4, com duração de 04:27 min. |
https://drive.google.com/file/d/1bgZLSPdyLtyTU_oANCz4Z2jvn-5KrJvR/view |
Título |
Autores |
Orientação |
Cidadania digital: uma cartilha da hora |
Mestrandos Dilson Lima Gonçalves, Milena Araújo Souza e Monique Velame Ferreira |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: cartilha com objetivo de subsidiar as práticas educativas na perspectiva de educar com e para o exercício da cidadania em ambientes virtuais. Busca ainda I) estimular a compreensão do conceito de cidadania digital; II) difundir temas importantes que englobados ao conceito de cidadania digital; e II) promover possibilidades para a construção de uma cidadania plena e emancipada. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Adolescentes, na faixa etária de 12 a 16 anos |
Cartilha em formato digital em PDF, com 14 páginas. Traz um link para o jogo on-line no formato “quiz” ambientado como escape room, onde o objetivo é que o jogador consiga sair de determinado ambiente fictício, respondendo às questões propostas, que visam solidificar de maneira lúdica os conceitos e informações apresentadas na cartilha |
Título |
Autores |
Orientação |
Cartilha Vamos falar de Inovação Social? |
Mestrandas Aline de Jesus Santana, Karla Reuter dos Reis e Suiane Feitosa Queiroz |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: este trabalho busca contribuir com a popularização científica, traduzindo e disseminando, através de uma cartilha em vídeo, o conceito de inovação social. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Pré-adolescentes entre 10 e 12 anos |
Cartilha em vídeo, com duração de 4 minutos e 09 segundos, construído no Canva e transformado em mp4. Não possui áudio. |
https://drive.google.com/file/d/1hnINLFTK8rz3ZGvzkomjB4bOGU53JtgD/view?usp=share_link |
Título |
Autores |
Orientação |
Programa de Rádio: Momento Política da Radio Web da Gente. Edição Especial: #SELIGAÈDEMOCRACIA |
Mestrandas Fabiane Oliveira dos Santos, Jamile Santana Sousa e Patrícia Matos Machado, com a participação de Gabriel Silva (Locutor), Raissa Caldas (graduanda - Mediadora) e dos discentes da Educação Básica Yan Miguel Santana, Ester Ribeiro Daltro Ferreira, Willian Walace Fercundes Santos, Rafael Conceição do Nascimento Souza e Emerson Conceição dos Santos |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: A Rádio Web da Gente é um projeto da Associação Gente da Gente, que atende alguns bairros periféricos do município de Cruz das Almas. Seu programa Momento Política é conduzido pelo jovem Gabriel Silva, de 18 anos de idade. Em uma parceria com as mestrandas autoras, foi criada uma edição especial para discutir, com os jovens, o tema Democracia. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos |
Edição especial de programa de rádio realizada no dia 23 de novembro de 2022. (de Cruz das Almas |
Clique aqui |
Título |
Autores |
Orientação |
Cartilha sobre sustentabilidade |
Mestrandas Analouise Santos de Melo, Daiane de Jesus Gomes Cerqueira, e Jusileide Gomes da Costa. |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: A cartilha desenvolvida contribui para a popularização do termo sustentabilidade e pela sugestão de condutas que podem ser assumidas por crianças e que a médio e longo prazo poderão impactar nos resultados das metas direcionadas à dimensão ambiental na Agenda 2030 |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Crianças de 8 a 12 anos |
O material educativo contém 19 páginas, elaborado com linguagem simples para se tornar acessível às crianças. Para a diagramação foi utilizado o software Canva, com formatação em tamanho A4, e exportação em formato pdf. |
Clique aqui |
Título |
Autores |
Orientação |
Vídeo infantil “CIDADANIA... RECEBA!” |
Mestrandos Fabricio Souza Lobo, Juliene Vieira Correia Lima e Luiz Moraes de Almeida Junior |
Material desenvolvido no componente curricular PGSS219 – Gestão Pública, sob responsabilidade da Profa. Lys Vinhaes |
Resumo: O programa objetiva proporcionar a conscientização de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, assegurando, desde cedo, a compreensão e o conhecimento sobre as questões tributárias, e assim, auxiliar a construção de cidadãos conscientes sobre a importância dos recursos públicos. |
||
Público-alvo |
Formato |
Link |
Crianças na faixa etária de 08 a 10 anos |
Vídeo infantil, com 05 minutos e 12 segundos de duração, editados com os aplicativos BIGVU, Inshot e Capcut. |
Redes Sociais