Metodologia
O Curso de Especialização em Educação do Campo: Trabalho educativo e Ensino é organizado e
gerido pelas normas de Pós Graduação Lato Sensu da UFRB. O mesmo se organiza a partir do
regime de alternância, conforme disposição das Diretrizes Curriculares da Pedagogia da
Alternância na Educação Básica e na Educação Superior, estabelecidas pela Resolução CNE/CP
nº 1/2023. Assim, destaca-se o cunho acadêmico e caráter presencial. A carga horária é
concentrada nos finais de semana, os componentes curriculares serão ofertados nas sextas-
feiras (manhã e tarde) e sábados (manhã e tarde), no Centro de formação de Professores, em
Amargosa-BA.
O regime de alternância contempla atividades em dois tempos e espaços diferentes, o Tempo
Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC), assim compreendidos:
Tempo Universidade – Os cursistas tem momentos formativos presenciais na Universidade
(CFP-UFRB, Amargosa) para realização das aulas, discussões de textos em grupos, estudo
individual dirigido e realização de oficinas. Esta etapa toma como base de referência para as
discussões e estudos a realidade concreta das escolas do campo onde os cursistas atuam em
diálogo com a Linha Formativa do curso e os Eixos de Formação Interdisciplinar, tendo por
base, a interlocução e as interfaces entre as diferentes áreas do conhecimento.
Tempo Comunidade - Momento em que os cursistas retornam para as suas comunidades e
escolas, sempre orientados pelos docentes do componente curricular. Esse tempo também é
considerado como etapa formativa, com complementação de estudos relacionados às áreas de
conhecimento e aos respectivos componentes curriculares, à elaboração de planejamentos
pedagógicos, atividades didáticas e ao projeto de TCC.