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É com grande alegria que apresentamos esta importante iniciativa voltada à educação de pessoas surdas, com foco nas relações étnico-raciais e práticas antirracistas. Esta obra reúne o conteúdo do livro A Educação para as Relações Étnico-Raciais e Antirracista na Educação de Surdos e vídeos em Libras, garantindo acessibilidade e valorização do direito linguístico da pessoa surda.

Este projeto, desenvolvido pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos – DIPEBS, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – SECADI, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, vinculado ao Ministério da Educação – MEC, reconheceu e aprovou a proposta elaborada pelo Centro de Formação de Professores – CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, com apoio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância – SEAD/UFRB e do Projeto que propõe Estudos das Relações Étnico-Raciais nos Diversos Âmbitos Sociais – ERERDAS.

Aproveite para assistir aos vídeos em Libras, com tradução das intérpretes Nayara Rodrigues e Yanna Porcino.

As convidadas Ma. Jeanie Ferraz e Dra. Diléia Martins participaram da obra por meio do prefácio do texto.

Promover estudos como este é fundamental para a ampliação do conhecimento das teorias sobre relações étnico-raciais em Libras, bem como das práticas educacionais, econômicas, familiares, sociais e escolares relacionadas à educação básica. Esse trabalho foi realizado por meio dos vídeos em Libras em cinco (5) capítulos, conforme os autores destacados a seguir:

  • Primeiro capítulo: “A história da educação de negros surdos no Mundo e no Brasil”, por Márcia Cristina Paulo dos Santos.
  • Segundo capítulo: “A Implementação da Educação Antirracista da Lei 10.639/03 na Educação Bilíngue de Surdos”, por Rhaul de Lemos Santos.
  • Terceiro capítulo: “A prática didático-pedagógica do ensino das relações étnico-raciais na escola bilíngue de surdos na educação básica”, por Priscilla Leonnor Alencar Ferreira.
  • Quarto capítulo: “A contribuição das relações étnico-raciais nas Artes na escola de surdos”, por Edvaldo Carmo dos Santos.
  • Quinto capítulo: “A importância dos grupos étnicos para alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola”, por Weslei da Silva Rocha.

Conclui-se que o livro, juntamente com o PDF e os vídeos em Libras, reafirma a importância da formação continuada de professores bilíngues para atuar com estudantes surdos, promovendo a equidade étnico-racial e consolidando uma educação antirracista. Diante das demandas específicas relacionadas à educação das relações étnico-raciais dos alunos surdos, torna-se essencial adaptar métodos de ensino e estratégias didáticas, desde a educação infantil até a EJA, no contexto da educação básica. Assim, investir na formação docente é um passo fundamental para assegurar uma educação bilíngue de qualidade e equitativa para surdos no Brasil.