Semana do BES e Engenharias do Portal do Sertão da Bahia: tecnologia, inovação e desenvolvimento regional
A Semana do BES e Engenharias do Portal do Sertão da Bahia será um ambiente de integração acadêmica, inovação e de compartilhamento de saberes, reunindo conhecimento técnico-científicos, acadêmicos e aqueles provenientes das práticas do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES). O evento visa promover o diálogo com os diferentes cursos de Engenharia do CETENS, setor produtivo e comunidade local.
Na edição de 2025 a abordagem estará voltada para as contribuições do BES e das Engenharias (Produção, Materiais, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e Energias) para o fortalecimento da formação acadêmica dos discentes e para a promoção de tecnologia e desenvolvimento no território de identidade conhecido como Portal do Sertão da Bahia, que, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia IPAC, é formado por 17 municípios, com 5.796,57 Km 2, inseridos no bioma Caatinga e caracterizando-se pelo clima semiárido.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
10 a 14 de novembro de 2025
LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Auditório Paulo Freire, Salas de aula e espaços localizados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Endereço: Rua Godofredo Rebello de Figueiredo Filho (Antiga Avenida Centenário), nº 697, Bairro SIM, Feira de Santana – Bahia, CEP: 44085-132.
Apresentação
O evento discutirá os desafios e potencialidades da atual era digital, incluindo o uso de novas tecnologias, a possibilidade de reformulação de tecnologias já existentes, os impactos das transformações digitais e acesso a produtos tecnológicos, de modo a capacitar e ampliar a percepção da comunidade local como participante e potencial agente desse processo de inovação. Durante os cinco dias do evento, palestras, mesas redondas, minicursos e visitas técnicas abordarão ações de qualificação complementar, aproximação de empresas e indústrias dos futuros profissionais, difusão de práticas de inovação, inclusão e sustentabilidade. Também serão debatidos os desafios dos diferentes atores do nosso território - governo (poder público); academia (universidades, centros e institutos de Pesquisa); escolas (Públicas e privadas de Ensino Médio); e indústria (setor produtivo) - na promoção de iniciativas voltadas à erradicação da pobreza, proteção ambiental, promoção da paz e do desenvolvimento sustentável da região.
