Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto sobre o uso de probióticos para Neuropatia Diabética é aprovado pelo PDIL

Publicado: Segunda, 15 Setembro 2025 15:54

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra mais uma conquista no campo da pesquisa e inovação em saúde: o projeto “Desenvolvimento de formulação de probiótico de uso oral na Neuropatia Diabética” foi aprovado pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL).

O PDIL é uma estratégia do Governo Federal que reúne instituições de ciência, tecnologia e inovação, além de empresas públicas e privadas do setor da saúde, para fomentar políticas de produção, desenvolvimento e inovação. O programa busca articular parcerias e fortalecer bases produtivas em áreas essenciais, como fabricação de medicamentos, soros, vacinas, dispositivos médicos, serviços de saúde, e soluções digitais de conectividade.

O projeto aprovado é fruto dos resultados de pesquisas científicas coordenadas pelo Prof. Dr. Paulo Juiz, da UFRB, e pela Prof.ª Dr.ª Cristiane Villarreal, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e agora conta com a importante parceria da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), empresa cuja missão é desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública, com qualidade e responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento do País e para a descentralização, para o Nordeste, do Complexo Industrial da Saúde no País.

A proponente do projeto é a Bahiafarma e conta com a parceria da UFRB e UFBA, iniciativa que representa um avanço significativo para a pesquisa científica nacional, envolvendo o desenvolvimento de uma formulação inédita de probiótico oral voltada ao tratamento da Neuropatia Diabética. A aprovação pelo PDIL ressalta o compromisso da UFRB em promover ações inovadoras que impactam positivamente a qualidade de vida da população e estimulam o progresso científico regional e nacional.

Texto: Paulo José Lima Juiz

registrado em:
Fim do conteúdo da página