Curso de Engenharia de Materiais do CETENS/UFRB registra nova patente no INPI
O Curso de Engenharia de Materiais do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), comemora o depósito de mais uma patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A nova tecnologia desenvolvida trata-se de um sistema automatizado para teste de desempenho de membranas filtrantes, voltado à avaliação precisa e em tempo real de diferentes condições de filtração.
O equipamento é capaz de operar em escalas variadas — bancada, piloto e industrial — e foi projetado para submeter membranas a distintas condições de fluxo e pressão, medindo a eficiência do processo em tempo real. Essa solução inovadora tem aplicação direta em diversas áreas, como Engenharia de Materiais, Engenharia Sanitarista, Indústria de Alimentos e Bebidas, Farmacêutica, de Petróleo e Gás, entre outras. A tecnologia está inserida nos campos da automação, instrumentação analítica e controle de processos.
O desenvolvimento da patente é resultado das pesquisas lideradas pela professora Dra. Keila Machado de Medeiros, com participação dos professores Dr. Nilmar de Souza e Djoille Denner Damm, vinculados aos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e Engenharia de Produção, todos do CETENS/UFRB. A iniciativa também conta com a parceria dos docentes Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima e professora Geralda Gilvânia Cavalcante, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A UFRB reforça, com essa conquista, seu compromisso com a inovação, a pesquisa interdisciplinar e a valorização do conhecimento científico como motor para o desenvolvimento sustentável.