PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE ACOLHIMENTO 2025.1
A partir do dia 10 de março de 2025 começa mais um semestre letivo na UFRB, e com ele, tem início a vida acadêmica para as pessoas que ingressam na Universidade em 2025.1. No Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT, campus de Santo Amaro da Purificação, são sete cursos de graduação recebendo calouros vindos do Recôncavo e de outras partes do país, além da primeira turma do Mestrado Interdisciplinar em Artes, recebendo agora estudantes de pós-graduação, e dos cursos na modalidade à distância dando boas-vindas também a centenas de estudantes.
Para recepcionar e acolher nossos novos estudantes, o CECULT montou uma programação especial na Semana de Acolhimento 2025.1 São atividades diversas, acadêmicas e também artísticas, propostas tanto pelo corpo docente quanto por estudantes veteranos e formandos. As ações são pensadas especialmente para receber os novos ingressantes, mas vale lembrar que também são abertas à toda nossa comunidade estudantil.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 12/03, quarta-feira:
14h-15h: Apresentação das coordenações dos Colegiados dos Cursos - atividade para todos os novos ingressantes dos cursos vespertinos (local: Auditório)
15h-17h: Aula inaugural com a pesquisadora Beth Ponte, e mediação da profa.
Giuliana Kauark - atividade aberta a todes (local: Auditório)
Sobre a palestrante: Beth Ponte é gestora cultural, pesquisadora e consultora. Atuou como Diretora Institucional do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) de 2010 a 2018. Atualmente, trabalha como consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento e pela Deck - Inteligência Digital para a Cultura e é pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA).
17h-18h30: Oficina “Periferia e Confluências”, ministrada pela discente Karine Alves Matias - atividade com número de vagas limitado e inscrições no local por ordem de chegada (local: Laboratório de informática 1)
Sobre a oficina: A fim de apresentar uma pluralidade de manifestações artísticas do passado e presente, na luta por equidade de direitos e resistência da cultura periférica, a ação visa realizar uma oficina de escrita dentro da universidade com o tema sobre nossos sonhos e lutas.
18h30-19h: Apresentação das coordenações dos Colegiados dos Cursos - atividade para todos os novos ingressantes dos cursos noturnos (local: Auditório)
19h-21h: Oficina “Memórias de Ontem” ministrada pelo discente Messias Araujo - atividade com número de vagas limitado e inscrições no local por ordem de chegada (local: sala de corpo)
Sobre a oficina: "Memórias de Ontem" visa explorar a escrita criativa com base nas memórias pessoais dos participantes. Seu objetivo principal é estimular a escrita subjetiva e promover a percepção artística, utilizando as lembranças como ponto de partida. Ao combinar oralidade e escrita, a atividade busca gerar interação social e pedagógica, com foco na arte e na educação.
Dia 13/03, quinta-feira:
9h00-11h00: Atividade “Criação de corpos alegres com hatha yoga”, com condução de Evandro Silva (local: sala de corpo)
Sobre a atividade: Prática em hatha-yoga orientada à criação do corpo yoguico, ou corpo diamantino, percebido na tradição tântrica pela expansão da potência vital e exercício da vontade própria. Tal realização manifesta no praticante a consciência de ananda, alegria do ser.
14h-15h: Apresentação da Direção do CECULT, com a presença da diretora, profa. Rita Dias, da vice-diretora, profa. Viviane Ramos, e das gestoras de ensino, pesquisa e extensão. - atividade para todos os novos ingressantes dos cursos vespertinos (local: Auditório)
16h-17h30: Exibição do documentário “Caminhos Abertos”, realização de Bárbara Lima, seguido de debate com a cineasta e a participação das professoras Ana Urpia e Rita Dias. - Atividade aberta a todos (Local: Auditório)
Sobre o filme: Como é ingressar, permanecer e concluir a graduação em universidades públicas? Quais formas de permanência, arranjos e suportes são encontrados e construídos durante esse percurso no ensino superior público? CAMINHOS ABERTOS é um documentário que propõe ampliar o debate a respeito dessas e das demais questões que atravessam os percursos de jovens de classes populares em universidades públicas do interior da Bahia.
18h-19h: Apresentação da Direção do CECULT, com a presença da diretora, profa. Rita Dias, da vice-diretora, profa. Viviane Ramos, e das gestoras de ensino, pesquisa e extensão. - atividade para todos os novos ingressantes dos cursos noturnos (local: Auditório)
19h-20h30: Exibição do documentário “Caminhos Abertos”, realização de Bárbara Lima, seguido de debate com a cineasta e a participação das professoras Ana Urpia e Rita Dias. - Atividade aberta a todos (Local: Auditório)
Sobre o filme: Como é ingressar, permanecer e concluir a graduação em universidades públicas? Quais formas de permanência, arranjos e suportes são encontrados e construídos durante esse percurso no ensino superior público? CAMINHOS ABERTOS é um documentário que propõe ampliar o debate a respeito dessas e das demais questões que atravessam os percursos de jovens de classes populares em universidades públicas do interior da Bahia.
Dia 14/03, sexta-feira:
14h-15h30: Mesa de lançamento do álbum Massaepê, produzido pelo Curso de Produção Musical do Cecult. - atividade aberta a todos (Local: Auditório)
Sobre o álbum: MASSAEPÊ é uma produção musical do AmaruêLab, um projeto de extensão universitária dedicado à criação e produção de obras musicais. Sob a coordenação e direção musical do professor Armando Castro, o álbum é composto por 13 faixas intercaladas entre os formatos canção e instrumental.
16h-17h30: Oficina “Arte como ferramenta pedagógica”, ministrada pela discente Mariana Brandão - atividade com número de vagas limitado e inscrições no local por ordem de chegada (local: Auditório)
Sobre a oficina: O teatro como ferramenta pedagógica. A ideia desse exercício é mostrar como o teatro pode ser uma ferramenta poderosa para conduzir debates em sala de aula e aprofundar assuntos de forma interdisciplinar.
17h30-19h30: Xiré performático - performances artísticas de nossos estudantes (local: sala multiuso)
Performance “O Corpo-Casa da Loucura”, com Débora Almeida
Sinopse: O Corpo-Casa da Loucura é um trabalho cênico e expositivo que busca estabelecer um diálogo entre linguagens com um jogo que potencialize a tensão entre as fronteiras do real e do fictício, da razão e da emoção, da memória e do onírico.
Performance “A palavra viva”, com Ari Santana
Sinopse: Ser LGBTQIA+ e crescer em um contexto religioso, pode ser para muitos, nocivo, cercado de proibições e anulação de si mesmo. Esta performance tem o intuito de resgatar o lugar do sagrado e do humano, que desde cedo, nos é negado.
18h30- 21h: Apresentações musicais (local: pátio das artes dona Nicinha)
Uma hora e meia de MPB, com Reinaldo Santos
Banda Matame
Participação: Heitor Francisco Mendes Costa, Felipe Strobel Ferreira, Franciberg de Castro Ferreira
Sinopse: Somos filhos do Nordeste e é dessa terra que tiramos a força para misturar o peso do rock com as raízes culturais da nossa região como forró, cantoria, repente, baião e outras. Nosso som não é apenas uma fusão de ritmos, mas uma ferramenta de resistência, decolonialismo e antiimperialismo.