Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CCS recebe visita de alunos da Escola José Sá Teles em atividade do PAR

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 06 Novembro 2025 08:35 | Publicado: Quinta, 06 Novembro 2025 08:35 | Acessos: 73

O Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB) recebeu, nesta quarta-feira (5), cerca de 30 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Sá Teles, localizada no Povoado do Benfica, em Santo Antônio de Jesus. A visita integrou uma ação do componente curricular Processo de Apropriação da Realidade (PAR), coordenado pela professora Diana Anunciação, e contou com a participação ativa dos discentes da disciplina.

Acompanhados pela diretora da escola, Marilda dos Santos, e pelos(as) professores(as) Vitória Santos, Aurenice Maia, Raimunda Nascimento e Luciano dos Santos, os alunos participaram de uma manhã de descobertas e integração com o ambiente universitário.

A atividade faz parte do projeto “Era Uma Vez… Pequenos Leitores e Leitoras”, desenvolvido pelos estudantes do PAR, com o objetivo de fomentar, de forma lúdica, o exercício da leitura e da escrita entre crianças de 6 a 12 anos, estimulando a imaginação e o gosto pela leitura. A proposta surgiu a partir de uma demanda da escola, que identificou dificuldades de engajamento das crianças com a leitura e o processo de alfabetização.

📚 Um percurso de aprendizados compartilhados

O vínculo entre a UFRB e a Escola José Sá Teles vem sendo fortalecido ao longo do semestre por meio de diferentes ações educativas realizadas pelos estudantes do PAR.

Em setembro de 2025, a turma aplicou um grupo focal com as crianças da escola para compreender as principais barreiras enfrentadas no processo de leitura e escrita. A escuta das crianças e professoras foi essencial para a construção do projeto “Era Uma Vez… Pequenos Leitores e Leitoras”, que busca tornar a leitura uma experiência prazerosa e criativa.

Antes dessa etapa, os estudantes também realizaram atividades voltadas à educação em saúde, como o projeto “Educação Alimentar e Nutricional Infantil”. Nessa ação, as crianças participaram de um teatro educativo sobre higiene bucal e hábitos saudáveis, com personagens como a pasta de dente, o fio dental e a cárie — apresentados de forma divertida e pedagógica. A atividade foi complementada por uma gincana lúdica, com músicas e brincadeiras, para reforçar o aprendizado sobre autocuidado e saúde.

Enquanto as crianças participavam das dinâmicas, outro grupo de discentes promoveu uma roda de conversa com as professoras da escola, conduzida por uma pedagoga e psicanalista convidada, abordando estratégias para lidar com comportamentos desafiadores no ambiente escolar.

Essas ações, articuladas entre si, reforçam o compromisso da UFRB em unir ensino, pesquisa e extensão como instrumentos de transformação social.

🎓 Integração e encantamento no CCS

Durante a visita mais recente, os estudantes do ensino fundamental puderam conhecer os espaços do CCS, participar de atividades interativas e vivenciar momentos de troca com os universitários. Para a professora Diana Anunciação, o encontro simboliza a potência da universidade pública como espaço de diálogo e aprendizado mútuo:

“Momentos como esse mostram o papel da universidade pública como espaço de diálogo e de construção coletiva com as comunidades. É um aprendizado mútuo que amplia horizontes para todos os envolvidos.”

Participaram da ação os(as) estudantes do CCS/UFRB:
Alana Simões Costa, Camila Dutra Nascimento, Gelsivan Assunção Silva, Giovanna Rodrigues Mastroianni de Oliveira, Larissa Ramos Soares, Mahelen Lisboa do Rosário, Maria Eduarda de Jesus Evaristo, Oly da Silva Ribeiro, Pâmylla Samara Martins Lopes, Paulo Mayan Nascimento Santos, Sophia Fernandes F. Mendes, Suellen dos Santos Silva, Thales Vinícius Viana dos Santos, Vitória Conceição dos Santos, Ramona Moreira Cardoso Gomes, Maria Eduarda Oliveira Bulhosa Cerqueira e Raiane Vitória de Jesus Silva.

A visita e as demais ações do projeto reforçam o compromisso do CCS e da UFRB com a formação cidadã, o fortalecimento das redes locais de ensino e o desenvolvimento social do Recôncavo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página