UFRB divulga seleção para Programa de Residência em Nutrição Clínica (Pediatria e Terapia Intensiva)
- Inscrições (24/09/2025 à 24/10/2025)
A partir das 14h de 24 de setembro até o dia 24 de outubro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe inscrições para a seleção de estudantes regulares no Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, para entrada no primeiro semestre de 2026.
Podem se candidatar portador(a) de diploma devidamente registrado ou de certificado de conclusão do curso de graduação em Nutrição. A documentação emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES) deverá ser reconhecida pelo MEC, assim como o registro no Conselho de Categoria Profissional.
Estão sendo ofertadas 07 (sete) vagas, sendo 04 (quatro) para os candidatos que escolherem a ênfase em Terapia Intensiva e 03 (três) aos que escolherem a ênfase em Pediatria.
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do SIGAA. Há cobrança de taxa no valor de R$ 55,00 que poderá ser dispensada àqueles que atenderem aos requisitos estabelecidos em edital. Para isso, a solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita até 03 de outubro.
Reserva de Vagas:
01 vaga destinada a Técnico Administrativo do quadro da UFRB
01 vaga destinada a Pretos e Pardos
01 vaga destinada a Indígena / Quilombola / Trans
O processo seletivo constará de duas etapas: prova objetiva presencial, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, mediante análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório. A data prevista para divulgação do resultado final do processo seletivo é 22 de dezembro.
Será assegurada pelo MEC para o Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva, uma bolsa no valor mensal bruto de R$ 4.106,09. O regime especial de treinamento em serviço será de 60 horas semanais, durante os 24 meses do curso.
Confira o relato de Camila Reis que cursou Nutrição no CCS/UFRB e fez sua pós-graduação também no Centro de Ciências da Saúde:
Sou Camila Reis, mulher negra, baiana, santotoniense e nutricionista clínica, com especialização pela Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sempre digo que tenho orgulho de ser “filha” da UFRB, instituição onde me formei e escolhi me especializar.
A residência foi um verdadeiro divisor de águas: uma experiência ímpar na vida do recém-formado, que proporciona imersão em conhecimentos, independência financeira e aprendizados capazes de transformar profundamente tanto a vida pessoal quanto a profissional.
Nos diversos campos em que atuei, tive a honra de conhecer profissionais de excelência, atuar em serviços de referência, vivenciar diferentes condições clínicas e contribuir para a reabilitação de pessoas em situações de adoecimento. São experiências que levarei comigo para sempre. A Camila que entrou na graduação há alguns anos não é, nem de longe, a mesma profissional que sou hoje — e isso me enche de orgulho.
A vida de residente não é simples: exige dedicação intensa e abdicação. Mas, ao final, a recompensa chega. Em março de 2025, conclui minha residência e sigo atuando na área clínica e hospitalar, tanto no formato presencial quanto online.
Meu conselho é: viva a universidade, viva a residência. São experiências que marcam e transformam para sempre.
Programa de Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e Terapia Intensiva
Com o objetivo de de qualificar nutricionistas nas diretrizes da integralidade e modelo de vigilância em saúde do SUS nos campos de atuação em Pediatria e Terapia Intensiva, possibilitando o exercício de ações específicas da assistência a crianças e adultos nos diversos níveis de atenção à saúde e àqueles com necessidade de cuidados intensivos, a Residência em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria e ênfase em Terapia Intensiva constitui-se em Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu destinada a nutricionistas, sob a forma de Curso de Especialização. O Programa é fruto da parceria entre a UFRB, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Educação (MEC).
Consulte o Edital para mais informações.