CCS sediou o Lançamento do Fórum Baiano dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
No dia 05 de setembro de 2025, no Auditório UMEPS do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Antônio de Jesus/BA, foi realizado o Lançamento do Fórum Baiano dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, vinculado ao Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
A iniciativa nasceu a partir do 1º Curso de Fortalecimento da Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasileira, promovido pela ABRASCO em Brasília, entre os dias 28 de julho e 01 de agosto de 2025. Durante o encontro, uma das estratégias destacadas para o fortalecimento da área foi a criação de fóruns regionais e/ou estaduais, visando promover a integração, as parcerias e a tutoria entre Programas de diferentes conceitos da CAPES, fortalecendo a cooperação entre PPGs notas 5 a 7 e aqueles em consolidação (notas 3, 4 e conceito inicial A).
A partir dessa proposta, consolidou-se a criação do Fórum Baiano, reunindo os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do estado da Bahia, de distintas Universidades Federais e Estaduais. Estiverem presentes: Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena (UFRB); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UNEB); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UEFS); Mestrado Profissional em Saúde da Família (Fiocruz/UFRB); Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (UEFS); Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Além dos PPGs, esteve presente uma das Coordenadoras da Área de Saúde Coletiva da CAPES, a profa. Dra. Aylene Bousquat; a profa. Dra. Rosa Cândida Cordeiro, diretora do Centro de Ciência da Saúde/UFRB; a profa. Dra. Simone Alves, Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação/UFRB, o prof. Lucas Cerqueira, Coordenador da Coordenadoria de ensino de Pós-Graduação, além de docentes e discentes do CCS/UFRB.
Durante o lançamento, foram deliberadas importantes ações para o fortalecimento do conjunto dos Programas como: 1. Elaboração de um plano de ação, enfatizando o impacto social e territorial das pesquisas e formações; 2. Produção coletiva de um livro, em parceria com as editoras universitárias; 3. Organização de estratégias para fortalecer a relação com egressos; 4. Definição de uma agenda de encontros virtuais do Fórum; e 5. Participação articulada no XIV ABRASCÃO, que será realizado em Brasília/DF, com a presença de todos os PPGs integrantes do Fórum Baiano.
O Fórum Baiano nasce como um espaço estratégico de articulação e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do estado, reafirmando o compromisso com a formação, a pesquisa e a transformação social, fundamentais para o enfrentamento dos desafios contemporâneos da saúde coletiva no Brasil.