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Processo seletivo para participação em Projeto de Pesquisa em Enfermagem

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 04 Junho 2025 08:04 | Publicado: Quarta, 04 Junho 2025 08:04 | Acessos: 39

- Edital

- Inscrições (04 a 08 de junho de 2025 até às 17h)

 

 

A coordenação do Grupo de Pesquisa Saúde, Sexualidade e Reprodução (SSeR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Universidade Estadual de Santa Cruz (UFRB/UESC) torna público este edital para a seleção de estudantes de graduação do curso de Enfermagem para atuação em projeto de pesquisa vinculado ao grupo.

DO OBJETIVO
O Grupo de Pesquisa Saúde, Sexualidade e Reprodução (SSeR) configura-se como um grupo multicêntrico, estabelecido por meio da parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Sua linha de pesquisa abrange a atenção à saúde, sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, bem como o envelhecimento humano. Nesse contexto, o presente edital visa selecionar estudantes do curso de Enfermagem para integrarem o projeto de pesquisa intitulado “Cuidados de Enfermagem ao Pré-Natal de Alto Risco na Atenção Primária e Hospitalar – Proposta de Educação Permanente”.

RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA
A mortalidade materna caracteriza-se como as relacionadas direta ou indiretamente ao ciclo gravídico-puerperal e continua sendo um problema de saúde pública. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que houve aumento ou estagnação no número de mortes no período de 2020 a 2023, sendo possível afirmar um crescente dos casos nos países da Europa, Américas e Caribe. Como estratégia para prevenir este problema, destaca-se a atenção pré-natal no ciclo gravídico-puerperal na atenção primária e hospitalar. Entre os elementos críticos para o sucesso desta ação, encontra-se a educação permanente da equipe responsável, na qual as enfermeiras/os desempenham um papel fundamental. No Brasil, as/os enfermeiras/os possuem respaldo legal para o desenvolvimento de consultas, incluindo as de pré-natal, nas quais se desenvolve o processo de enfermagem, sendo indispensável o respaldo na responsabilidade ética, a aplicação do raciocínio clínico e princípios de segurança do paciente. Assim, a promoção de atividades educativas baseadas numa prática de ensino-aprendizagem referenciada pelo processo de trabalho de forma crítico-reflexiva sobre o quotidiano dos serviços é indispensável. Neste contexto, surge a questão orientadora: Como qualificar enfermeiras/os no cuidado ao pré-natal de alto risco na atenção primária e hospitalar através de educação permanente? Os objetivos desta proposta são: Qualificar enfermeiras/os através de educação a distância, mediante uso de ambiente virtual, e de forma presencial, para o cuidado de enfermagem ao pré natal de alto risco na atenção primária e
hospitalar; Elaborar do Projeto Político-Pedagógico da proposta educativa à distância e presencial; Identificar e mapear as evidências científicas sobre o cuidado de enfermagem ao pré-natal de alto risco na atenção primária e hospitalar; Produzir e selecionar material educativo audiovisual sobre os cuidados de enfermagem; Construir material instrucional sobre cuidado de enfermagem na atenção primária e hospitalar sobre pré-natal de alto risco; Validar material educativo a ser utilizado na proposta de educação a distância e presencial; Apresentar para teste junto a enfermeiras/os da atenção primária e hospitalar proposta educativa validada sobre como cuidar de pessoas em situação de gravidez de alto risco; Divulgar e disponibilizar acesso a atividade educativa construída, validade e testada para enfermeiras/os. Estudo de desenvolvimento metodológico, multicêntrico, com abordagem qualitativa e quantitativa que compreenderá seis etapas. Na primeira, elaboração do projeto político pedagógico. Na segunda etapa, com abordagem qualitativa, será a sistematização e o mapeamento de evidências sobre o cuidado de enfermagem ao pré-natal de alto risco na atenção primária e hospitalar, e enquete virtual sobre os temas de interesse para a elaboração de uma proposta educativa. Na terceira etapa, com abordagem qualitativa, corresponderá à construção do material educativo a ser utilizado na atividade educativa das/os enfermeiras/os. Na quarta etapa, com abordagem qualitativa e quantitativa, compreenderá a validação do conteúdo por especialistas (docentes de instituições de ensino superior, enfermeiras/os associados a entidade de enfermagem) do material educativo (teórico e audiovisual), e a quinta etapa, com abordagem qualitativa e quantitativa, será a realização de um pré-teste do material educativo validado para os ajustes necessários a fim de melhor receptividade pelo público alvo mediante abertura de uma turma do curso a distância e outra presencial. Com todas estas etapas cumpridas será disponibilizado a atividade educativa a distância e presencial como sexta etapa da proposta. O projeto multicêntrico, do qual esta pesquisa faz parte, está a ser desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (coordenação do projeto) em Santo Antônio de Jesus, em parceria com: Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia em Salvador, Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus e Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado em Itabuna, todos os centros no estado da Bahia. No processo de desenvolvimento do projeto serão feitos convites ao Ministério da Saúde, Conselho Federal de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem/Nacional, Associação Brasileira de Enfermeiras/os Obstétrica/os e Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente a conhecerem a proposta do projeto. A educação permanente, a distância ou presencial, tem a possibilidade de formar profissionais capacitados qualitativamente e quantitativamente para execução dos serviços oferecidos à população no contexto da atenção primária e hospitalar.


DA NATUREZA
Das vagas
Este edital contempla a oferta de 6 (seis) vagas de iniciação científica e extensionista destinadas a estudantes de graduação em Enfermagem. As atividades de pesquisa terão a duração de 12 (doze) meses, com previsão de início em 1º de setembro de 2025 e término em 31 de agosto de 2026, podendo ser prorrogadas por mais um ano, condicionado ao interesse e comprometimento das pessoas selecionadas.

Da orientação
As atividades, a serem desenvolvidas pelos/as estudantes selecionados/as, serão orientadas e supervisionadas pela docente coordenadora do projeto de pesquisa vinculado ao Grupo SSeR/UFRB, Profa Dra. Patrícia Marques. A orientação buscará garantir o alinhamento das atividades com os objetivos do projeto e o desenvolvimento das competências de pesquisa dos/as estudantes.

ELEGIBILIDADE E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Requisitos
Para que o/a candidato/a possa concorrer a uma das vagas ofertadas neste edital, é indispensável que atenda cumulativamente aos seguintes requisitos:
a) Estar regularmente matriculado(a) e cursando o Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
b) Possuir disponibilidade para dedicar-se às atividades do projeto de pesquisa por, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais.
d) Ter sido aprovado/a ou está cursando o componente curricular “Enfermagem na atenção à saúde da mulher e neonato” ou equivalentes, conforme a grade curricular do curso de Enfermagem da UFRB.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Período e Forma
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Os/as interessados/as deverão anexar a documentação exigida no formulário de inscrição (https://forms.gle/ZgRzQtZGpVcFUC4n6), durante o período compreendido entre os dias 04 e 08 de junho de 2025 até às 17h. Inscrições enviadas fora do prazo não serão consideradas.

Documentação Exigida
Os(as) candidatos(as) deverão anexar ao formulário de inscrição os seguintes documentos, obrigatoriamente em formato PDF, devidamente legíveis e organizados:
a) Comprovante de matrícula atualizado, emitido pelo sistema acadêmico da UFRB, que demonstre o semestre letivo em curso e os horários das disciplinas matriculadas.
b) Histórico escolar atualizado, contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e o registro de matrícula na disciplina “Enfermagem na atenção à saúde da mulher e neonato” ou equivalentes.
c) Currículo Lattes atualizado, deverá estar visível no documento o link para a plataforma Lattes.
d) Cópia digitalizada do documento de identidade (RG) ou cópia digitalizada do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
e) Carta de intenção (com no máximo 2 - duas- laudas, espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm, papel formato A4), na qual o/a candidato/a deverá expor suas motivações para participar do projeto de pesquisa, suas expectativas, experiências prévias e como acredita que pode contribuir para o desenvolvimento do estudo.

DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Divulgação
A relação nominal dos/as candidatos/as com inscrições homologadas, ou seja, que apresentaram toda a documentação exigida de forma correta e dentro do prazo, será divulgada pela coordenação do projeto. A divulgação ocorrerá no dia 08 de junho de 2025, exclusivamente por meio de comunicação enviada ao e-mail cadastrado pelo/a candidato/a no ato da inscrição.

Indeferimento
Serão indeferidas as inscrições que apresentarem documentação incompleta, ilegível ou enviadas após o prazo final estabelecido no item 5.1 deste edital. Não haverá possibilidade de complementação de documentos após o término do período de inscrição.

DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será realizado em uma única etapa, que envolverá a análise dos materiais enviados no momento da inscrição. Serão considerados o histórico escolar, com foco no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e no desempenho geral; o Currículo Lattes, especialmente no que diz respeito a experiências acadêmicas, participação em eventos e publicações; e a carta de intenção, avaliada quanto à clareza, coerência, motivação e alinhamento com os objetivos do projeto. Por fim,
será realizada uma entrevista individual, com o objetivo de conhecer melhor o/a candidato/a, explorando sua comunicação, interesse pela pesquisa e disponibilidade.

Entrevistas
As entrevistas serão realizadas por meio da plataforma Google Meet no dia 09 e 10 de junho de 2025. O horário para a realização das entrevistas serão informados individualmente aos/às candidatos/as por meio do e-mail cadastrado.

Não Comparecimento
O não comparecimento do/a candidato/a na data e horário agendados para a entrevista implicará automaticamente na sua eliminação do processo seletivo, independentemente do desempenho nas etapas anteriores.

Critérios de Desempate
Em caso de empate na pontuação final entre dois ou mais candidatos/as, serão utilizados os seguintes critérios para desempate, nesta ordem:
a) Maior experiência comprovada em atividades de pesquisa e/ou extensão, conforme análise do Currículo Lattes.
b) Persistindo o empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) que apresentar o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), conforme histórico escolar.

 

CRONOGRAMA

Etapa

Data Prevista

Publicação do Edital

04 de junho de 2025

Período de Inscrições

04 a 08 de junho de 2025 até às 17h

Homologação das Inscrições e envio dos links do Google Meet

para entrevistas

08 de junho de 2025

Entrevistas

09 e 10 de junho de 2025

Divulgação do Resultado Final

12 de junho de 2025

 

Consulte o Edital para mais informações

 

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