V Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025-2029)
Nesta sexta-feira (16), o Saúde Coletiva em Debate realiza uma sessão especial para marcar o lançamento do V Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025-2029). A atividade acontece às 10h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus do Canela, em Salvador, com transmissão ao vivo pelo canal do ISC no YouTube (youtube.com/labvideoisc).
O V Plano Diretor é um documento estratégico elaborado pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com a participação de pesquisadores de todo o país. Seu objetivo é orientar o fortalecimento da Epidemiologia brasileira nos próximos cinco anos, com foco em três eixos centrais: Formação, Pesquisa e Políticas, Programas e Serviços de Saúde.
Durante o seminário, os pesquisadores Naomar de Almeida-Filho (ISC-UFBA), Guilherme Werneck (DAEVS/SVSA/MS), Tânia Araújo (UEFS), Enirtes Caetano (ENSP/Fiocruz), Maria de Jesus Fonseca (ENSP/Fiocruz) e Laio Magno (UNEB) apresentarão as principais propostas do plano.
Entre os principais pontos do documento, estão o estímulo à formação qualificada, o incentivo à produção científica comprometida com as desigualdades sociais e o fortalecimento da atuação da epidemiologia nas políticas públicas e serviços de saúde.
A atividade é promovida pela Comissão de Epidemiologia da Abrasco (@abrascooficial), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA (@isc.ufba), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Uefs (@uefsoficial), o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA (@ppgsatufba), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Uneb (@oficialuneb), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do IMS/UFBA – Vitória da Conquista (@ppgsc.imsufba), o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia – @cidacs.fiocruz) e o Centro de Ciências da Saúde da UFRB (@ufrb_edu).