Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

X CachoeiraDoc

WhatsApp Image 2025 06 04 at 11.43.22             

 

À toda comunidade da UFRB,


Gostaríamos de convidá-la para a abertura do X CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, que ocorrerá de 10 a 17 de junho de 2025, no Cine-Theatro Cachoeirano, na Estação Ferroviária de Cachoeira, e no Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL, além de diferentes espaços públicos da cidade, com uma mostra especial no Vale do Iguape.
A programação completa pode ser acessada em: https://xcachoeiradoc.com/programacao/

A abertura oficial ocorrerá no dia 10 de junho, terça-feira, às 19h30, na Praça d’Ajuda, seguida de Roda de conversa/Samba de roda com Dona Dalva, sambadeiras e sambadores, projeções de Iago Cordeiro e o nosso tradicional caruru aberto à comunidade.

A programação terá inicio às 15h, no Cine-Theatro Cachoeirano, com a mostra especial A Palestina ensina vida, ensina luta, com filmes de diretoras palestinas, e às 18h, com a performance A água é uma máquina do tempo, da artista Aline Motta, na rua 13 de maio.

Será uma alegria contar com sua presença e participação nesse momento de retomada e celebração do CachoeiraDoc, após um intervalo de quatro anos desde sua última edição, online, e de sete anos desde sua última realização presencial, agora como um programa de extensão integrado pela EscolaDoc – Ciclo Formativo em Documentário, pela décima edição do festival e pela Itinerância CachoeiraDoc em Salvador, com participação expressiva de egressos, estudantes, professores, comunidade local, e direção artística de Kênia Freitas, Melina Bomfim e Ingá Patriota.  

Escolhemos como conceito-mote dessa décima edição, décima raiz, a terra e o território, reafirmando o festival como um espaço de encontro em que o cinema desafia o terror e afirma radicalmente a vida. Borrando as fronteiras entre universidade, comunidade e território, moldamos uma escola aberta de cinema terra, e de encontros das pedagogias Cachoeira-mundo.

Retomamos este festival de filmes urgentes, de lutas, de fabulação: de documentários. O documentário como terra e território que nos joga coletivamente diante dos Brasis em disputa. Em coletivos, corpo-performance, ciclos, cinema-debate e o se debater com o cinema: muitas formas de enquadrar as imagens a partir de Cachoeira e de ler e reinventar o Brasil. Mais uma vez.

 

Atenciosamente,

Matheus Araujo dos Santos
Coordenador X CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira

 

WhatsApp Image 2025 06 04 at 11.43.22 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página