Docente do CAHL é membro do NEVs
No dia 22 de abril de 2025, a Rede Para Políticas Informadas por Evidências (Rede EVIPNet Brasil), vinculado ao Ministério da Saúde, realizou a Cerimônia de Entrega das Declarações de Reconhecimento de Núcleos de Evidências Científicas(NEVs). Dentre os Nevs certificados está o Nev do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NEv NIPPIS) do qual a professora Silvia Pereira, do Centro de Artes Humanidades e Letras da UFRB, é participante.
O reconhecimento de um NEV na Rede EVIPNet Brasil é um passo relevante para o fortalecer a pesquisa sobre evidências científicas para fundamentar políticas públicas nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Pública, e outras correlatas. Os membros dos NEVs realizam, além dos estudos de Síntese de Evidências, os de Diálogos Deliberativos e os de Respostas Rápidas. Tais estudos podem impactar a democratização, fundamentação científica de políticas públicas e para a tomada de decisão por gestores e formuladores de políticas públicas.
O NIPPIS é um núcleo de pesquisa e formação de recursos humanos, fruto de um acordo de colaboração estabelecido, em 2015, entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). É coordenado pela professora Cristina Rabelais que tomou a inciativa de compor um Nev em 2021, com vistas ao fortalecimento e ampliação das atividades já realizadas. Neste mesmo ano, a professora Silvia Pereira inicia a sua participação no NIPPIS e por conseguinte da inciativa do Nev, também em conjunto com as pesquisadoras Dolores Abreu, Daniele Novaes, Maria Fernanda Bittencourt e Mariana Gabriel, contando com a mentoria da pesquisadora Maritsa Bortoli.
O reconhecimento do Nev NIPPIS o certifica e formaliza a sua participação da Rede EVIPNet.
O Nev NIPPIS já realizou os estudos Efetividade da atenção domiciliar para usuários com necessidade de reabilitação intensiva: uma Revisão Sistemática, financiado pelo CNPq, Decit, SCTIE/MS, e Pessoa com deficiência, direitos sociais, políticas públicas e indicadores sociais: uma revisão de escopo, parte do Projeto de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de Informações sobre Deficiência (SISDEF), financiado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.