Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Seleção

Edital Inova Juventudes – Tecnologias Sociais e Juventudes

A Biblioteca Universitária Zilda Paim divulga o lançamento do edital Inova Juventudes, uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Presidência da República. O objetivo é fomentar a criação de tecnologias sociais voltadas para juventudes nos territórios de atuação da Sudene, com um investimento total de R$ 1 milhão.

As inscrições estão abertas até o dia 04 de agosto de 2025, e cada projeto selecionado poderá receber até R$ 200 mil.

d04147ea-592b-4ab0-9534-1ff8644ab579.jpg

O edital é voltado a jovens pesquisadores(as) vinculados(as) a universidades e institutos federais, em parceria com organizações da sociedade civil. A seleção prioriza projetos realizados em territórios como semiárido, áreas rurais e comunidades tradicionais, com atenção especial à diversidade das juventudes: mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, povos tradicionais, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+.

As propostas devem se enquadrar em uma das três linhas temáticas:

  • Trabalho decente, empreendedorismo e geração de renda: iniciativas que promovam o trabalho digno, cooperativismo, associativismo e economia solidária entre jovens em situação de vulnerabilidade;
  • Meio ambiente e produção sustentável: soluções que contribuam para a segurança alimentar, hídrica e energética, aliando produção e sustentabilidade;
  • Cultura, comunicação e economia criativa: ações que valorizem a cultura local, a comunicação democrática e a promoção dos direitos humanos com base na criatividade e no conhecimento.

A iniciativa reconhece o papel estratégico das juventudes na transformação da realidade com criatividade e inovação social.

Mais informações e inscrições:
https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inova-juventudes
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página