LUME Teatro - CHAMADA DE ARTIGOS

A Revista Brasileira de Estudos da Presença [Brazilian Journal on Presence Studies], periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá até 31 de outubro de 2020 artigos inéditos dentro do escopo do tema LUME TEATRO.

O LUME é um dos grupos do teatro brasileiro mais influentes nas últimas décadas. Seu trabalho artístico, seus processos de pesquisa, assim como seu trabalho pedagógico de formação de novos atores e atrizes tem tido uma abrangência particular em termos geográficos, estéticos, poéticos e de repercussão, colocando-o como referência para a formação de outros grupos, pesquisadores e artistas nos campos do Teatro, da Dança e da Performance.

Criado em 1985, por Luis Otávio Burnier, como um núcleo de investigação universitário, o grupo, desde seu início, tem um comprometimento com a pesquisa, com as questões sobre saber como atores e atrizes podem desenvolver seus trabalhos a partir de técnicas, de éticas e de formas de pesquisar e praticar sempre em desenvolvimento. Assim, a contribuição do trabalho do grupo para o teatro brasileiro e mundial reside, principalmente, nas possibilidades e nos efeitos multiplicativos de seu trabalho, seja ele na forma de espetáculos, seja na forma de modalidades pedagógicas.

O trabalho investigativo do grupo somente pode ter lugar graças, de um lado, ao apoio da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, de outro, ao trabalho visionário de seu criador, Luis Otávio Burnier. Entretanto, desde seu falecimento em 1995, o grupo inventou e reinventou formas de fazer, práticas artísticas, possibilidades de gestão, funções de diretor, atores, atrizes, sendo responsável por inúmeros eventos de formação, técnicas de atuação e realização de espetáculos.

Ao pensar na importância do trabalho do grupo, a Revista Brasileira de Estudos da Presença, almeja oferecer uma oportunidade para explorar o trabalho do grupo e suas repercussões em diferentes perspectivas. Os autores e as autoras podem elaborar ensaios teóricos, artigos provenientes de pesquisas empíricas e/ou históricas em relação a um ou mais dos seguintes tópicos:

-       O trabalho do LUME e as linguagens artísticas

-       Os espetáculos do LUME

-       As demonstrações de trabalho do LUME

-       A história do LUME na história do teatro brasileiro

-       O trabalho do ator – técnicas e éticas nas práticas do LUME

-       O LUME e a Antropologia Teatral

-       O papel da mulher no trabalho do LUME

-       Os eventos e a repercussão do LUME no mundo

-       Teoria do Teatro frente ao trabalho do LUME

-       Éticas e estéticas e o trabalho do LUME

-       Análise dos espetáculos do LUME

-       O LUME e seus processos de criação

-       A pesquisa do LUME

-       O legado de Luis Otávio Burnier

-       A pedagogia do ator no trabalho do LUME

-       O LUME e as intervenções sociais

-       O trabalho do LUME em comunidades desassistidas

-       As viagens do LUME

-       Repercussões do trabalho do LUME na criação e formação de outros grupos

-       Trueques do LUME em comunidades

-       O Lume e o fomento a grupos de pesquisa por ele incentivados

-       Intervenções do LUME ao ar livre

-       O Lume e seus mestres

-       O Lume e a cultura popular

-       O Lume, o palhaço e a arte do encontro

Assim, a Revista Brasileira de Estudos da Presença espera receber trabalhos resultantes de pesquisas vinculadas conceitualmente ao campo do teatro, da dança, da educação, da Performance, da Antropologia, da História e de outras linguagens e disciplinas similares. Além disso, espera receber trabalhos de áreas imbricadas, fronteiriças e que dialoguem com os termos apresentados como ponto de partida para a discussão. As submissões devem estar de acordo com os padrões do periódico e devem ser postadas diretamente no sistema de submissão para seguir o processo geral de avaliação do periódico. Para submeter um artigo a esta chamada, é fundamental selecionar a seção correspondente (LUME Teatro). Lembramos que o periódico não cobra taxas de submissão, nem de publicação e utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares. O texto pode ser enviado em português, espanhol, inglês ou francês e, publicado em duas línguas. Será solicitado aos autores que enviarem textos em português ou espanhol (e àqueles lusófonos) que enviem uma tradução em inglês como condição para a publicação dos artigos, uma vez aprovados. A revista providencia tradução para o português de artigos enviados em inglês ou francês, desde que os autores sejam nativos desses idiomas e caso haja recursos financeiros disponíveis no período da edição. Maiores informações podem ser encontradas em nosso website, www.seer.ufrgs.br/presenca; nossas diretrizes podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”.

Fonte: https://seer.ufrgs.br/presenca