Mobilidade Internacional em foco

Publicado: Quinta, 04 Fevereiro 2016 11:03

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) começou 2016 com uma nova estrutura; e, com o objetivo de articular ações voltadas para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no setor, realizou nos dias 28 e 29 de janeiro, encontros com os discentes que realizaram mobilidade acadêmica internacional.

Na ocasião, os estudantes, entusiasmados, relataram experiências vivenciadas nas viagens que vão além de estágios e conteúdos acadêmicos. Assuntos como o desconhecimento da comunidade acadêmica local acerca dos programas de mobilidade e as dificuldades decorrentes dessa realidade foram também abordados e servirão de base para as próximas ações da SUPAI.

O enriquecimento cultural e amadurecimento pessoal figuraram entre os temas ressaltados pelos participantes que, após conhecerem o funcionamento de universidades no exterior, puderam perceber o quanto podem contribuir para a UFRB no retorno da mobilidade.

As reuniões contaram ainda com a presença de representantes das Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD); de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI); e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), o que oportunizou uma maior visibilidade às questões pertinentes aos processos de internacionalização acadêmica e o reconhecimento das possíveis contribuições de cada setor.

Essa atividade foi parte de um conjunto de ações que serão implementadas pela SUPAI ao longo do ano e culminarão no 1º evento anual de internacionalização da UFRB.