Inscrições abertas para o Programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Segunda, 18 Agosto 2014 11:44

A Superintendência de Assuntos Internacionais divulga que estão abertas as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras até o dia 30/09/2014. As novas chamadas para Graduação Sanduíche são para os seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia;

A UFRB não realiza processo seletivo específico para o Ciência sem Fronteiras, assim, todos os discentes que atenderem aos pré-requisitos exigidos nos editais podem realizar a inscrição no Programa.

Podem se inscrever estudantes que tiveram nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009 e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% da grade curricular do curso antes da viagem de estudos. Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino é também requisito obrigatório para inscrição. É preciso que o candidato fique atento às especificidades e critérios de cada chamada.

Os candidatos selecionados receberão bolsa em moeda local para custear a permanência pelo período de estudo. Além da bolsa, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

Caso o candidato venha a se inscrever em mais de um país, a única candidatura a ser considerada será a última delas, sendo todas as demais automaticamente canceladas.

Estudantes que já usufruiram da bolsa SWG não poderão ser contemplados novamente, mesmo após cumprimento do interstício exigido pela CAPES/CNPq.

As áreas contempladas nas chamadas são:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;

• Ciências Exatas e da Terra;

• Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

• Computação e Tecnologias da Informação;

• Tecnologia Aeroespacial;

• Fármacos;

• Produção Agrícola Sustentável;

• Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

• Energias Renováveis;

• Tecnologia Mineral;

• Biotecnologia;

• Nanotecnologia e Novos Materiais;

• Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

• Biodiversidade e Bioprospecção;

• Ciências do Mar;

• Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);

• Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

• Formação de Tecnólogos.

Mais informações no site do Programa Ciência Sem Fronteiras.