VIII Convocação de Bolsas Miguel de Cervantes, de residência e colaboração 2011-2012 - até 12/06/2011

Publicado: Segunda, 30 Maio 2011 09:03

Bolsas Miguel de Cervantes de residência e colaboração

A Universidade de Alcalá, através dos Vice-reitorados de Pós-graduação e Educação Permanente e o de Relações Internacionais, em colaboração com o Instituto de Estudos Latino-americanos (IELAT), em seu afã de estreitar laços com América Latina e Filipinas, convoca o VIII Programa de Bolsas de Residência e Colaboração Miguel de Cervantes para o curso 2011-2012. com alojamento em CRUSA, ( campus de Ciências, junto ao hospital de Alcalá ) em habitação dupla, de acordo com as seguintes bases:180 bolsas do Programa Geral para estudantes de pós-graduação, latino-americanos e filipinos principalmente, matriculados na universidade de Alcalá.
34 bolsas do programa de bolsas da Fundação Carolina, 60 bolsas para programas de colaboração com universidades internacionais, as instituições elegerão os candidatos.
A conta de correio para questões sobre as bolsas Cervantes é: bolsas.cervantes2011@uah.es

Para informação acadêmica sobre másteres, prazos de cadastramento, conteúdo, preços, requisitos, etc, conferir a pagina de pós-graduação da web da universidade de Alcalá.

A finalidade desta convocação é reforçar as relações de cooperação com os universitários de outros países, principalmente ibero-americanos e filipinos, incentivando sua participação nos Estudos de Pós-graduação que oferece a Universidade de Alcalá. As bolsas se referirão a alguma das seguintes modalidades:

Bolsas de Residência e Colaboração do Programa Geral nos termos definidos no Capítulo I.
Bolsas de Residência e Colaboração do Programa “Fundação Carolina” nos termos definidos no Capítulo II.
Bolsas de Residência e Colaboração atribuídas a projetos específicos de colaboração inter-universitária nos termos definidos no Capítulo III.
O gasto das ajudas que se concedam se realizará com cargo ao centro de custo D069.
A duração máxima das bolsas será de 10 meses durante o período correspondente ao curso acadêmico 2011-2012 (setembro 2011 a junho 2012). (Equivalente a um máximo de 60 créditos ECTS presenciais com docência durante a semana). A bolsa poderá ser renovada só uma vez e unicamente para aqueles estudantes que estejam cursando Másteres de 3 ou 4 semestres de duração.

Esta modalidade de bolsa inclui o 100% do custo real de alojamento nas Residências Universitárias da Universidade de Alcalá, em habitação dupla.
Assim mesmo permitirá iniciar-se em tarefas de assistência à docência de grau ou em tarefas de assistência à gestão administrativa do Mestrado no que foram admitidos.
Serão beneficiários preferenciais destas ajudas os estudantes procedentes de América Latina e de Filipinas, e excepcionalmente, de outros países, sempre que se tenham pré-inscrito em algum dos Másteres Universitários da Universidade de Alcalá relacionados no Anexo II desta convocação. Também poderão ser beneficiários preferenciais destas bolsas os professores universitários procedentes de universidades de outras regiões que possam certificar sua continuidade como docente dessa instituição depois da finalização dos estudos de pós-graduação que vai cursar na Universidade de Alcalá. Todos os aspirantes deverão cumprir os requisitos que se estabelecem no artigo 9 antes da data de fechamento desta convocação.

O prazo de apresentação de solicitações será do 9 de maio ao 12 de junho de 2011. O formulário de solicitação estará disponível na direção eletrônica http://www.uah.es e se deverá cumprimentar de forma completa e verídica.
Solicitação Bolsa: http://www.uah.es/bmc/
Dentro de um programa geral de bolsas, a Universidade de Alcalá convocou um total de 180 bolsas que cobrem alojamento e residência para a realização de estudos de mestrado. Nesta convocação é considerado como critério preferencial pertencer a uma instituição associada à AUIP. A solicitação e gestão destas bolsas é realizada diretamente pela universidade.
As bolsas cobrem 100% do custo real de alojamento nas Residências Universitárias da Universidade de Alcalá, em habitação dupla. Além disso, as bolsas permitirão iniciar-se em tarefas de assistência à docência na graduação ou em tarefas de assistência à gestão administrativa do Máster no qual hajam sido admitidos.

Site: http://www.grupoaplub.com.br/fundaplub/credito-educativo/centro-informativo-ciep/bolsas-disponiveis/469-bolsas-miguel-de-cervantes-de-residencia-e-colaboracao