Programa Internacional de Cooperação Científica e Tecnológica Multilateral (CYTED) - até 31 de Março de 2011

Publicado: Segunda, 28 Fevereiro 2011 11:35

O Programa CYTED é um programa internacional de cooperação científica e tecnológica multilateral, com caráter horizontal e de âmbito ibero-americano. Seu objetivo principal é contribuir ao desenvolvimento harmônico da Região Ibero-americana mediante o estabelecimento de mecanismos de cooperação que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis aos sistemas produtivos e às políticas sociais. Estes mecanismos se estabelecem entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e empresas inovadoras dos países ibero-americano.

Formas de Participação

Financiamento CYTED baseia seu funcionamento em três modalidades de atuação:
Redes Temáticas, que desenvolvem atividades de formação e capacitação, intercâmbio, mobilidade e interação científicas com o objetivo de situar e manter à Comunidade Ibero-americana em posições relevantes com respeito ao tema tratado;
Projetos de Investigação orientados ao intercâmbio de experiências na investigação aplicada, realizando-se entre grupos de investigação e empresas de diversos países que se constituem numa equipe pluridisciplinario de caráter internacional com o objetivo de conseguir a transferência de seus resultados aos sistemas produtivos dos países participantes;
Projetos de Investigação Consorciados, nos que um grupo pluridisciplinar dispõe de recursos, não só para o intercâmbio de experiências, senão também para a realização das atividades próprias da investigação. Estes projetos devem ser na medida do possível inovadores.
Zona geográfica: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.Poderão participar grupos de investigação e desenvolvimento de Universidades, Centros de I+D e de Empresas inovadoras dos países signatários.A duração máxima das ações é de 48 meses.
A Convocação CYTED 2011 para a solicitação de Redes Temáticas ou Projetos de Investigação Consorciados permanecerá aberta até o 31 de Março às 17 horas (hora local de Madri, Espanha).
Edital , clique aqui Programa, clique aqui
Manual e formulário de inscrição: http://www.cyted.org/cyted_investigacion/participa.php?lang=pt

Site: http://www.grupoaplub.com.br/fundaplub/credito-educativo/centro-informativo-ciep/bolsas-disponiveis/389-programa-internacional-de-cooperacao-cientifica-e-tecnologica-multilateral-cyted