UFRB realiza I Seminário de Planejamento e Administração com foco na gestão de recursos e novas legislações
Nos dias 12 e 13 de setembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou o I Seminário de Planejamento e Administração (SEPLAD) no auditório Dr. Joelito Rezende. O evento contou com a participação de servidores e gestores, com o objetivo de discutir a alocação de recursos e o planejamento estratégico da instituição. A programação incluiu palestras com especialistas de diferentes universidades.
No primeiro dia, Franklin Matos Silva Júnior, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), apresentou a palestra sobre a "Matriz Andifes", que trata dos critérios de distribuição de recursos financeiros entre as universidades federais. À tarde, Dulce Maria Tristão, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), compartilhou boas práticas de gestão no modelo multicampi adotado pela instituição.
Ainda no dia 12, Iris Tatiuse S. Ribeiro, da Secretaria de Promoção Social, apresentou um panorama sobre o planejamento das contratações à luz da Lei 14.133/2021, abordando as mudanças trazidas pela nova legislação de licitações. Segundo Ribeiro, a atualização legal é essencial para a transparência e eficiência nas aquisições públicas.
No dia 13, a programação seguiu com a palestra do Dr. Carlos Henrique Benedito Nitão Loureiro, da Advocacia-Geral da União (AGU), que aprofundou o tema da Lei 14.133/2021, destacando seus principais desafios e oportunidades para a gestão pública. A troca de experiências entre os palestrantes e participantes foi um dos pontos altos do evento.
O SEPLAD, organizado pelas pró-reitorias de Planejamento e Administração, foi uma oportunidade de integração entre as áreas da universidade, visando aprimorar o processo decisório e a execução de atividades fins por meio de uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros.