Doutorado em Arqueologia e Patrimônio Cultural aprovado pela CAPES
Na 231ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocorrida entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, foi aprovada a proposta do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para tanto, o CTC-ES seguiu o parecer de recomendação emitido pela Comissão da Área 35 - Antropologia/Arqueologia da CAPES. Com essa conquista, a pós-graduação também eleva a sua avaliação para a nota 4.
A aprovação desse doutorado evidencia a importância de todo o ciclo de formação no Recôncavo baiano — região de grande relevância sociocultural, altíssimo potencial arqueológico e patrimonial —, preenche uma ausência existente de formação no Estado da Bahia e afirma o acerto das políticas públicas estatais de interiorização do ensino superior.
A expectativa é de abertura da primeira seleção de doutorado para ingresso no ano de 2025. Contudo, neste momento, se aguarda a publicação da homologação do resultado final pelo Ministério da Educação, para poder se abrir edital de seleção. O resultado da avaliação do CTC-ES é possível de ser observado por meio do link.
Parabéns ao Recôncavo da Bahia. Parabéns à UFRB. Vida longa ao PPGap!
#ppgap #ufrb #arqueologia #antropologia #patrimoniocultural #mestrado #doutorado