Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB e MIR irão promover Prêmio Nacional de Afroliteratura Infanto-juvenil
Parceria

UFRB e MIR irão promover Prêmio Nacional de Afroliteratura Infanto-juvenil

31/01/25 08:29 , 31/01/25 08:49 | 664
imagem sem descrição.

A parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) segue promovendo ações para fortalecer e valorizar as comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos. Juntas, as instituições irão lançar, em breve, o Prêmio Nacional de Afroliteratura Infanto-juvenil Erê Dendê, que premiará obras literárias infanto-juvenis de todo o país, que promovam, valorizam e preservam as tradições, os conhecimentos e a diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana. 

O prêmio irá contemplar nove obras selecionadas por uma comissão julgadora e uma selecionada por júri popular, com um valor de 20 mil reais para cada vencedor(a). O edital com todas as informações sobre o Prêmio Erê Dendê, incluindo critérios de participação e prazos de inscrição, será divulgado em breve pela organização no site: premioeredende.com.br.

Mais ações

O Prêmio Erê Dendê é uma das iniciativas do Projeto Encruza, uma parceria entre a UFRB, coordenada pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB), e o MIR. Além da premiação, o projeto inclui outras atividades, como a Primeira Semana da Infância de Terreiro OMO AYO - AMO AXE, realizada em Salvador, e a oficina “Mulheres de Axé no Mercado preto”, feita pela Organização Mulheres de Axé, ambas realizadas em dezembro de 2024.  

Em janeiro de 2025, para marcar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o projeto lançou uma campanha nacional de apoio à Promoção dos Direitos e Valorização da Ancestralidade Africana. Até maio, estão previstas a realização da Oficina Criativa Axé nas Redes, que capacitará jovens dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro para o mercado digital,  e a Campanha Nacional de Valorização dos Povos Ciganos.

Na dúvida, fale conosco!