Fechar
Página inicial Notícias Fórum 20 de Novembro em Santo Antônio de Jesus debate reserva de vagas
FÓRUM 2018

Fórum 20 de Novembro em Santo Antônio de Jesus debate reserva de vagas

26/11/18 20:57 , 27/11/18 13:45 | 1597
imagem sem descrição.

Dando sequência às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou atividades do XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antonio de Jesus.

Participaram da mesa institucional o reitor da UFRB, Silvio Soglia; a vice-reitora, Georgina Gonçalves; a diretora do CCS, Flávia Conceição; a diretora da unidade do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Santo Antônio de Jesus, Edna Matos,  a representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Dyane Brito; além dos representantes estudantis, Cíntia André e Ícaro ferreira.

O reitor, Silvio Soglia, parabenizou a PROPAAE pela organização do Fórum, lembrou que a UFRB adotou o sistema de cotas desde o seu primeiro vestibular e reforçou o significado de debater a consciência negra.“O Fórum é um grande momento da nossa instituição, organizado em cada centro, e que vem se constituindo como um espaço de debate, mas também de celebração especialmente na tentativa de promover a integração com as comunidades que temos atuação. Eu não tenho dúvida em dizer que a UFRB realiza o maior evento do 20 de novembro do estado da Bahia. Nós somos uma universidade da inclusão e como tal, devemos valorizar e reconhecer a luta daqueles que fazem o papel de resistência da cultura afro em nosso espaço territorial” , destacou. Na ocasião, o reitor também fez um balanço das ações do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC).

Em seguida foi realizada a mesa de abertura com o tema: “Fraudes no acesso”, que contou com a mediação da professora Rita Dias (UFRB) e participação dos pesquisadores Antônio Teixeira (IPEA) e Marcilene Garcia (IFBA). Teixeira falou do sistema de classificação étnico-racial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentou um panorama da reserva de vagas nos concursos públicos após adoção da lei de cotas no serviço público. "Apenas uma pequena fração dos candidatos disputam as vagas reservadas aos negros. Nos procedimentos de verificação constatou-se que dos candidatos optantes da reserva apenas 45% foram consideram negros e 49% deixaram de ir na verificação. Em regra geral, os indicadores de fraudes que ocorrem nas ações afirmativas ocorrem também em todas as demais políticas públicas", disse.

As atividades do Fórum no CCS seguiram até a noite com oficinas, rodas de conversa e programação musical. A programação completa do XII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo está disponível no site do evento.

Confira fotos da atividade:

Na dúvida, fale conosco!