Metodologia e Créditos
A metodologia do curso tem como orientação central articular a vida laboral dos discentes com seu projeto de Trabalho de Conclusão Final ou Dissertação. O objetivo é criar condições teórico-metodológicas para que os discentes façam diagnósticos, problematizem sua realidade e reelaborem suas práticas de intervenção profissional, social e política, conduzindo-os à qualificação e produção do Trabalho Final de Conclusão -TFC, ou Dissertação.
Ressaltamos a seguinte configuração relativa a organização curricular da instituição: 1 crédito teórico equivale a 17 horas e 1 crédito prático equivale a 34 horas. Para efeito de conclusão do curso o estudante totaliza 24 créditos, devendo cumprir no mínimo três disciplinas obrigatórias (10 créditos), e pelos menos três disciplinas optativas (10 créditos), somando 20 créditos de disciplinas e 4 créditos relativos à produção do TFC/Dissertação.
As disciplinas obrigatórias do curso proposto procuram propiciar ao discente oportunidades de adquirir formação sobre os conteúdos teóricos e metodológicos da área da História e nas abordagens diretamente relacionadas ao Ensino da História, com sua imbricações na área da Educação. A questão da produção de textos especializados, laudos técnicos e materiais didáticos e paradidáticos assumem papel importante na formação geral do corpo discente. As disciplinas optativas buscam oferecer ao discente oportunidade de estudos sobre os diversos matizes que orientam, de forma geral, os grupos de pesquisa e projetos de pesquisa dos docentes.
Cada disciplina é, de forma geral, oferecida por uma equipe composta por no mínimo dois professores especializados na temática e nos métodos de produção de produtos finais. As disciplinas optativas também serão oferecidas por equipes de docentes, que atuando conjuntamente, visam formar os discentes com relação aos conteúdos da matéria e na produção de produtos finais caracterizadores do Curso de Mestrado Profissional em História.
O discente do curso terá como atividade de linha de pesquisa (qualificação, orientação, carga horária prática dos componentes curriculares e tirocínio) o treinamento em Laboratórios voltados para a pesquisa em arquivos, trabalhos de campo, produção de material didático, conservação de materiais e produção de textos especializados.