Produções e participações acadêmicas 2024
Nesta seção estão listados artigos, resumos expandidos, resumos, capítulos de livro e livros, apresentando-se a referência, a modalidade, um resumo do texto, a linha de pesquisa a qual se vincula, e o link para o acesso ao trabalho, publicados e/ou apresentados durante o ano de 2024. No caso dos discentes e egressos, também são relacionados os orientadores.
Tal produção é composta por textos que foram aprovados e apresentados em livros, periódicos, eventos científicos e outras ocasiões voltadas para divulgação entre pares. A relação destes textos, organizada por ordem cronológica, não exaure toda a produção acadêmica de professores, técnicos, discentes e egressos do Programa.
Também estão relacionadas audiovisuais com palestras e participações dos membros do PPG_GPP em eventos científicos.
2024 - Capítulo de livro
Referência |
Vínculo dos autores com o PPGGPP |
Parágrafo do texto |
Costa, Marcela da Conceição; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos ; ALMEIDA, RENATO DE ; Silva, Elizabete Rodrigues da . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO CONTIUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: BORGES, A.J.S.; SILVA, E.R.; PINHEIRO, J.P.S.. (Org.). Desenvolvimento e meio ambiente: interface para transformações regionais. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2024, v. , p. 66-82. |
Docente do PPG_GPP Renato de Almeida |
[..] o presente estudo objetiva, de modo geral, identificar as representações sociais de meio ambiente dos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede pública municipal Cruz das Almas-BA, buscando elementos para a proposição de uma formação continuada docente na perspectiva ambiental. Especificamente, objetiva identificar os elementos das representações sociais de meio ambiente compartilhadas pelo grupo de professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; mapear as práticas pedagógicas de educação ambiental desenvolvidas pelos(as) professores(as); e, destacar as relações das práticas pedagógicas em EA com as RS’s de meio ambiente expressas pelo grupo. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Capítulo |
Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais |
2024 - Artigos publicados em periódicos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MACEDO LEAL, Manuela; DE ALMEIDA, Renato. Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 11, p. 1–32, 2024. DOI: 10.47401/revisea.v11.19724. |
Egressa e Docente do PPG_GPP |
O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
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Artigo |
Linha 02 - Gestão de Políticas Ambientais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
ANJOS, Eliene Gomes dos; RAMOS, Carlos Eduardo Crispim de Oliveira. Um estudo tipológico baseado nos atributos dos trabalhadores(as) da economia solidária para o aperfeiçoamento das políticas públicas de geração de trabalho e renda. Cad. EBAPE.BR, v. 22, nº 3, Rio de Janeiro, p. 1-15, e2023-0025, 2024 |
Docente do PPG_GPP |
Estudo tipológico baseado nos atributos pessoais e nas atividades econômicas dos associados dos empreendimentos de economia solidária. O foco principal são os diferentes atores sociais que integram as diversas modalidades de iniciativas solidárias. O objetivo é demonstrar suas múltiplas demandas e desafios. Empregamos a análise fatorial múltipla (AFM), juntamente com variáveis extraídas da pesquisa amostral dos sócios e das sócias da economia solidária, realizada pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) nas regiões do Brasil, em 2013. A AFM permitiu sumarizar e, ao mesmo tempo, hierarquizar os resultados da modelagem estatística dos dados, definindo, assim, a existência de fatores comuns e de dissimilitude entre os 2.895 respondentes. Os clusters formados resultaram em três tipos, nomeados “agricultor familiar” (tipo 1), “povos e comunidades tradicionais” (tipo 2), e “trabalhadoras associadas urbanas” (tipo 3). A caracterização dos tipos e das suas demandas poderá se constituir ferramenta para dar subsídios aos formuladores e executores de políticas públicas de geração de trabalho e renda, uma vez que permite o direcionamento de ações que reflitam necessidades e especificidades de cada agrupamento. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
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Artigo |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/91280/85800 |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Rhadson Rezende et al. Racismo Estrutural E Desempenho Escolar: Uma Revisão Sistemática E Análise Comparativa. IOSR Journal Of Humanities And Social Science (IOSR-JHSS) Volume 29, Issue 6, Series 10 (June, 2024) 43-50 |
Docente do PPG_GPP – Prof. Rhadson |
Este artigo de revisão sistemática explora o racismo estrutural nas instituições educacionais e seu impacto no desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas no Brasil. Realizamos uma busca abrangente em bases de dados acadêmicas, selecionando estudos relevantes publicados entre 2000 e 2023. Utilizamos técnicas qualitativas e quantitativas para analisar e comparar os dados coletados. Na revisão da literatura, contextualizamos o conceito de racismo estrutural e analisamos seu impacto no desempenho escolar, com base nos estudos de autores como Cavalleiro e Oliveira. Exploramos as manifestações do racismo no ambiente escolar e examinamos as políticas educacionais voltadas para a promoção da igualdade racial. Os resultados indicam que o racismo estrutural é um fator determinante nas desigualdades educacionais, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas. A análise comparativa revelou variações significativas no impacto do racismo estrutural entre diferentes contextos escolares, destacado a necessidade de abordagens pedagógicas e políticas mais inclusivas e equitativas. Concluímos que é fundamental considerar a interseccionalidade de raça e gênero e implementar estratégias que valorizem a diversidade cultural para promover uma educação mais justa e igualitária. Recomendamos que futuras pesquisas aprofundem a investigação sobre práticas pedagógicas antirracistas e a eficácia das políticas educacionais na promoção da igualdade racial |
Formato |
Linha de Pesquisa |
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Artigo |
Linha 02: Gestão de Políticas Ambientais |
https://iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.29-Issue6/Ser-10/F2906104350.pdf |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Rhadson Rezende. Inteligência artificial como catalisador para a sustentabilidade ambiental na gestão de políticas públicas. Destarte, v.13, n.1, p. 93-109,jul. 2024 |
Docente do PPG_GPP – Prof. Rhadson |
Este artigo explora o papel da inteligência artificial (IA) como catalisador para a sustentabilidade ambiental dentro da administração pública. Centralizando a questão de como a IA pode fomentar práticas sustentáveis no setor público, o estudo estabelece como objetivo primário investigar a integração eficaz da IA para aprimorar a gestão ambiental. Especificamente, a pesquisa se concentra em dois eixos principais: primeiro, realizar uma análise teórica abrangente sobre o atual estado da arte e as contribuições acadêmicas relacionadas ao tema; segundo, examinar exemplos práticos da aplicação de IA em diversas administrações ao redor do mundo. O estudo conclui que a IA possui um potencial transformador significativo para a administração pública, especialmente na promoção de práticas sustentáveis. No entanto, enfatiza-se que a realização deste potencial depende crucialmente de uma governança responsável, com políticas transparentes e um quadro ético-legal robusto, destacando a emergência deste campo como uma área promissora e inovadora para pesquisa futura. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
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Artigo |
Linha 02: Gestão de Políticas Ambientais |
https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/article/view/3196 |
2024 - Artigos publicados em anais de eventos
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
SANTANA, Bárbara Nunes de. ASSESSORIAS PARA QUEM OFERTADAS: o olhar de artesãs do Recôncavo da Bahia sobre o CESOL Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discente do PPG_GPP |
O presente estudo discute a política de assessoria técnica em gestão de empreendimentos econômicos solidários (EES) implementadas pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL Recôncavo) para o segmento do artesanato. No Brasil houve um aumento da atuação de pesquisadores, organizações e políticas públicas em assessoria de gestão para EES. A gestão é algo complexo e precisa ser feita nos EES na troca de saberes e na coletividade dos(as) sócios(as), o que nem sempre acontece. Neste estudo, buscou-se entender as implicações das práticas metodológicas da assessoria em gestão aplicadas pelo CESOL Recôncavo para empreendimentos solidários de artesãs. Foi realizada pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas, uso de relatos e conversas informais com 30 artesãs de EES assessorados pelo Centro, e análise de relatório técnico de atividade do CESOL. Pela percepção das artesãs pesquisadas, observa-se que as práticas metodológicas implementadas pelo Centro nas assessorias adotam elementos de uma educação tradicional e com baixa participação das assessoradas. A partir da reflexão das artesãs, sugere-se uma mudança nessas práticas, com atenção à educação popular e princípios da economia solidária para assegurar a autonomia e sustentabilidade dos EES e suas associadas |
Formato |
Linha de Pesquisa |
Link |
Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
DANTAS, Lys Maria Vinhaes; SILVEIRA, Olivia Silveira; GUIMARAES, Larissa Trindade. Democratização da Educação Superior e políticas de enfrentamento à evasão. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente do PPG_GPP Lys Dantas |
No cenário de políticas de educação superior que levem à sua democratização, no Brasil, este texto se junta a outros ao defender que o uso de um indicador inadequado – o de evasão de curso – pode mascarar a realidade e dificultar a tomada de decisões nos centros de ensino/universidades. Para tanto, analisa as 10 metas e estratégias da Política de Enfrentamento à Evasão do CAHL-UFRB, construída com base em dois diagnósticos e em uma revisão sistemática de literatura. A política, implementada em 2023, foi desenvolvida de maneira coletiva e já é possível observar alguns resultados. A partir deles, argumentamos que: 1) a Política de Enfrentamento à Evasão, enquanto não houver uma melhor definição do conceito de evasão, não trará resultados esperados; 2) outros indicadores devam ser pensados e assumam centralidade na gestão universitária, como o indicador de mobilidade e como o indicador de evasão de instituição (no lugar de curso); e 3) a forma de registro dos discentes seja alterada, de modo a favorecer seu acompanhamento cada vez que ele ou ela mudem de curso ou que continuem seus estudos na pós-graduação. |
Formato |
Linha de Pesquisa |
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Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
SANTOS, Sérgio Mascarenhas; MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil e seu uso para a estruturação de outras escolas. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente do PPG_GPP Lys Dantas |
Neste artigo são apresentadas sete dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil (EGRFB), propostas com base em pesquisa documental em escolas de governo brasileiras. A dimensão jurídica trata de normas que regulamentam a criação e o funcionamento de escola de governo; acadêmica diz respeito à construção pedagógica, contemplando a metodologia de ensino, destinatários, tipos, duração e certificação das ações pedagógicas; a dimensão administrativa envolve aspectos relacionados à posição organizacional da escola, regimento interno e concepção das equipes docente, discente e de apoio administrativo; a estrutural trata de infraestrutura geral e estrutura de tecnologia da informação e aprendizagem e a financeira endereça as fontes de financiamento e o pagamento dos instrutores. As dimensões de interação com a sociedade e a político-institucional possuem elementos relacionados ao uso de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras de interação com o cidadão, como as mídias sociais, além das questões relacionadas às negociações políticas que envolverão a criação da escola de governo. O modelo de sete dimensões basilares para criação da EGRFB pode ser replicado em outros entes da federação, com as adaptações necessárias às particularidades de órgãos, Municípios, Estados e no Distrito Federal. |
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Linha de Pesquisa |
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Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; NASCIMENTO, Raflézia de Souza Almeida; DANTAS, Lys Maria Vinhaes; CORDEIRO, Elaine Silva. Análise contrastiva do desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas em Gestão Pública no Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Docente e egressa do PPG_GPP, Lys Dantas e Elaine Cordeiro |
No contexto de celebração dos 10 anos da Lei de Cotas e da sua revisão, prevista em lei, este estudo busca analisar o desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na abordagem teórica destacam-se estudos sobre cotas e desempenho acadêmico nas universidades federais e na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira. Os dados coletados abrangem o período de 2012 a 2022 e a fonte de dados foi documental, contemplando, prioritariamente, históricos escolares dos egressos e documentos institucionais do curso. Realizou-se análise exploratória dos dados, teste de médias para amostras independentes e regressão linear múltipla. Os resultados apontam que não há diferença significativa entre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas no curso de Gestão Pública do Recôncavo e que outros fatores têm relação com o rendimento acadêmico dos alunos, como o tempo de permanência no curso, o número de reprovações e a idade de conclusão do curso. |
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Linha de Pesquisa |
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Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
REUTER, Karla; SANTANA, Aline, Acesso, acessibilidade e comunicação pública organizacional: uma relação desafiadora no IFBA. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discentes do PPG_GPP |
A comunicação pública organizacional proporciona um diálogo entre uma organização/instituição e seu público alvo, de forma transparente e mais próxima dos/as cidadãos/ãs. A forma como ela se materializa nos ambientes educacionais, vai influenciar no acesso e na acessibilidade das pessoas. Este artigo tem como proposição a compreensão da relação da comunicação pública organizacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para o acesso e a acessibilidade das pessoas na Instituição e de que forma ela pode interferir nestes processos. A pesquisa classifica-se como exploratória, ancorada na utilização das pesquisas bibliográfica e documental. O acesso e a acessibilidade são conceitos que apresentam significados diferentes e há, em alguns momentos, confusão semântica e de aplicação por parte da sociedade. Em seus processos de ingresso, o IFBA proporciona aos/às candidatos/as com deficiência atendimento específico, além de respeitar a reserva de vagas. Apresenta um site oficial adequado às orientações brasileiras quanto à acessibilidade para PcD-Pessoas com Deficiência, contudo precisa de uma melhor adequação quanto à linguagem de editais e a criação de novas formas de dialogar com a comunidade, através de ferramentas midiáticas mais atuais |
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Linha de Pesquisa |
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Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
Referência |
Vínculo dos autores com o PPG_GPP |
Resumo |
REIS, Karla Reuter; QUEIRO, Suiane; GARCIA, Rosineide Mubarack; GOMES, Daiane. A heteroidentificação na lei de cotas no Brasil: um olhar avaliativo à luz do relatório do TCU. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN: 2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023 |
Discentes e docente do PPG_GPP |
Este artigo tem o objetivo de discutir a heteroidentificação na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) com um olhar avaliativo à luz do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), processo TC 004.907/2002-1, publicado em 03/11/2022. Nesse relatório, o TCU indicou que há fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação da política de cotas. Dentre essas fragilidades, elegeu-se para este artigo o procedimento de heteroidentificação nas instituições federais de ensino superior (Ifes), buscando revelar quais as consequências das limitações dos processos de heteroidentificação para a política de cotas nas Ifes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. O relatório do TCU conclui que a omissão do Ministério da Educação (MEC) na regulamentação para a realização da heteroidentificação é a principal concernente a este procedimento, gerando percepção negativa e baixa credibilidade da sociedade em relação à política de cotas, baixa representatividade da população negra nas Ifes, manutenção da desigualdade racial, custo social e financeiro para a política de cotas |
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Linha de Pesquisa |
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Artigo em Anais de Eventos |
Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais |
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