Como se manifesta o racismo estrutural nas instituições educacionais? Qual a sua relação com o desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas no Brasil? Confira no novo artigo do Prof. Rhadson Monteiro, do PPG_GPP, e colegas

Publicado: Sábado, 29 Junho 2024 16:15

O artigo Racismo Estrutural e Desempenho Escolar: Uma Revisão Sistemática e Análise Comparativa foi publicado em junho de 2024 e divulga o resultado de uma revisão sistemática sobre racismo estrutural nas instituições educacionais e seu impacto no desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas no Brasil, no período 2000 e 2023. Tendo como primeiro autor o Prof. Rhadson Monteiro, do PPG_GPP, a pesquisa e o artigo são fruto de uma ação colaborativa entre pesquisadores de dez universidades, uma delas no Uruguai, duas na Bahia e uma no Maranhão, uma no Pará e uma no Amazonas, uma em Santa Catarina e outra no Paraná, e três em São Paulo.

Segue o resumo do artigo:

"Este artigo de revisão sistemática explora o racismo estrutural nas instituições educacionais e seu impacto no desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas no Brasil. Realizamos uma busca abrangente em bases de dados acadêmicas, selecionando estudos relevantes publicados entre 2000 e 2023. Utilizamos técnicas qualitativas e quantitativas para analisar e comparar os dados coletados. Na revisão da literatura, contextualizamos o conceito de racismo estrutural e analisamos seu impacto no desempenho escolar, com base nos estudos de autores como Cavalleiro e Oliveira. Exploramos as manifestações do racismo no ambiente escolar e examinamos as políticas educacionais voltadas para a promoção da igualdade racial. Os resultados indicam que o racismo estrutural é um fator determinante nas desigualdades educacionais, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes de minorias étnicas. A análise comparativa revelou variações significativas no impacto do racismo estrutural entre diferentes contextos escolares, destacando a necessidade de abordagens pedagógicas e políticas mais inclusivas e equitativas. Concluímos que é fundamental considerar a interseccionalidade de raça e gênero e implementar estratégias que valorizem a diversidade cultural para promover uma educação mais justa e igualitária. Recomendamos que futuras pesquisas aprofundem a investigação sobre práticas pedagógicas antirracistas e a eficácia das políticas educacionais na promoção da igualdade racial."

Boa leitura!