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A Educação no Recôncavo da Bahia: instituições, sujeitos e práticas (Séc. XIX e XX)

Apresentação

 

Este projeto apresenta como objeto de investigação a educação na Bahia, analisada através da historiografia das instituições educativas. O objetivo é investigar a criação, funcionamento e contribuição das instituições localizadas no Recôncavo baiano, bem como o papel exercido por seus sujeitos e as práticas educacionais utilizadas para a consolidação do projeto de civilização da sociedade brasileira. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está ancorado na História Cultural, tendência historiográfica que propõe uma forma inovadora de interrogar a realidade, apresentando novos princípios de inteligibilidade, salientando as lutas de representações. Como referência teórica de análise sobre a formação civilizatória utilizar-se-á os estudos sobre o processo civilizador desenvolvido por Norbert Elias, buscando dar visibilidade à natureza dos laços de interdependência. E para a problematização das instituições, as contribuições de Justino Pereira Magalhães. As fontes documentais selecionadas são: relatos de governo (mensagens presidenciais e estaduais), regulamentos da instrução pública da Bahia, jornais, correspondências, fotografias, cadernetas escolares, mapas de ensino, cadernos, etc.

Coordenação: Professora Dra. Solyane Silveira Lima

 

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