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Apresentação

UFRB INICIA O CURSO:  EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO

A palavra Equidade significa o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, utilizando a equivalência para se tornarem iguais, e vem do latim “equitas”.  A Equidade é uma forma de tornar a igualdade mais justa, pois ela reconhece que apesar de existirem ações, políticas e direitos eles não têm sido distribuídos de forma igualitária, a Equidade busca então que essas distribuições cheguem a quem mais precisa a fim de tornar a justiça mais justa.

No que se refere às Ações Afirmativas a Equidade se aplica perfeitamente, pois estas são políticas pleiteadas pelo povo negro para tornarem mais efetivos os direitos de grupos que foram preteridos ou não tiveram tais direitos assegurados por políticas públicas em diversas áreas. Na área de educação as Políticas Afirmativas visam à promoção da Igualdade e da Equidade.

Nesse sentido o Curso de Formação Pré-Acadêmica na UFRB: Equidade na Pós Graduação é uma iniciativa inovadora para a pós-permanência, promovida pela PROPAAE, financiada pela Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas, que foi pensado por reconhecermos como necessária a promoção da Equidade nos cursos de Pós Graduação. Buscamos assim, ampliar a representação dos grupos historicamente excluídos da área da pesquisa científica.

O curso está sendo oferecido na modalidade de Extensão em Políticas Afirmativas, Formação e Pós-Permanência: Equidade e ingresso na Pós-Graduação Stricto Senso.

Em 2012 foram oferecidas 30 vagas para estudantes egressos de diversas áreas que almejem ingressar no curso de Mestrado e Doutorado na UFRB e em outras instituições de ensino superior do país. Nesta edição, o curso está sendo realizado no campus da UFRB, na cidade de Amargosa-Ba e conta com uma turma formada por 31 discentes, com aulas semanais nos finais de semana.

Objetivo

 O objetivo geral é preparar candidatos(as) egressos de cursos de graduação, para a pós-permanência, habilitando-os para os processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UFRB e demais universidades brasileiras.

Público-alvo

1 - Graduados pela UFRB;

2 - Egressos de outras instituições públicas de ensino superior situadas na Região do Recôncavo;

3 - Representantes dos Movimentos Sociais com graduação completa;

4 - Oriundos de comunidades populares, rurais ou tradicionais.

Grade Curricular do Curso

O Curso de Formação Pré-Acadêmica na UFRB: Equidade na Pós-Graduação Stricto Senso será dividida em três etapas:

1 - A primeira será de formação geral que consistirá em aulas de Português Acadêmico, Língua Estrangeira Instrumental (Inglês) e Metodologia de pesquisa e elaboração de projeto;

2 - A segunda será realizada através do programa de tutoria, mecanismo através do qual os estudantes serão acompanhados por um professor(a) na elaboração dos projetos e na organização para a documentação de inscrição nos programas de Pós Graduação;

3 - A terceira será composta da participação dos estudantes em atividades acadêmicas promovidas pela UFRB (Seminários, Fóruns, Encontros, Oficinas etc.).

Distribuição e Carga Horária das Disciplinas

Português acadêmico – 40hs

Língua estrangeira instrumental 40hs

Metodologia de pesquisa e elaboração de projetos 40hs

Tutoria 40hs

Outros fóruns/seminários 20hs

Totalizando: 180hs

Avaliação dos Alunos

O processo de avaliação dos estudantes será contínuo e compartilhado, acompanhado através do Conselho pedagógico, para monitoramento e avaliação das turmas e estudantes.

1 - Dos aspectos qualitativos: participação assídua e colaborativa nas aulas com freqüência aferida, participação pró-ativas nas atividades desenvolvidas, auto-avaliação, realização das atividades propostas, leitura dos textos indicados, elaboração de acordo coletivo de responsabilidades, parecer do Conselho Pedagógico.

2 - Os estudantes realizarão monitoramento e acompanhamento de aspectos relativos ao currículo, estrutura, perfil, dedicação, dentre outros.

3 - Dos aspectos quantitativos: no desenvolvimento dos módulos serão aplicadas metodologias de avaliação da aprendizagem com pontuação, em escala de zero a dez pontos.

Realização: PROPAAE/UFRB

Financiamento: Fundação Carlos Chagas / Fundação Ford

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