O curso de graduação em ENGENHARIA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CETENS/UFRB), é uma formação interdisciplinar que tem como objeto de estudo as diferentes tecnologias, entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, 2007).
Envolve, também, o conhecimento dos pressupostos da Acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica, buscando a superação das diferentes barreiras para a autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com incapacidades temporárias.
- Referência:
CAT, 2007. Comitê de Ajudas Técnicas. Ata da Reunião VII de dezembro de 2007, Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República – 2007. Disponível em <http://www.galvaofilho.net/CAT_Reuniao_VII.pdf> acesso em 23 out. 2017.
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em PDF
Informações Básicas
- Titulação: Bacharel em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
- Integralização mínima: 10 semestres
- Carga horária total: 4.899 horas
- Turnos ofertados: Integral
- Vagas Oferecidas: 60 anuais
Objetivos
- Formar profissionais capazes de utilizar a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade de vida das populações em condição de deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida;
- Promover a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento da área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade e suas aplicações sociais;
- Realizar pesquisa aplicada, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas, de forma criativa, estendendo seus benefícios à comunidade de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida;
- Formar profissionais com uma sólida e abrangente formação de base no domínio das tecnologias, ciências da saúde e sociais, aliada a especialização em domínios de interface;
- Incentivar no discente do curso o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão dos processos tecnológicos de acessibilidade e apoio, analisando suas demandas e aplicações no contexto sócio, econômico, político e cultural;
- Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
- Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
- Promover a capacidade do egresso do curso de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças no mundo do trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
Perfil do Egresso
- Desenvolve pesquisas com vistas à produção de conhecimentos e a inovação na área de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
- Avalia ambientes, atividades e rotinas quanto às barreiras de acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica, atitudinal, comunicacional, metodológica, programática, instrumental e tecnológica, e suas necessidades de Tecnologia Assistiva.
- Elabora, propõe e executa projetos que promovam soluções em relação às barreiras de acessibilidade e necessidades de Tecnologia Assistiva.
- Coordena a elaboração e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de Produtos e Serviços de Tecnologia Assistiva.
- Avalia produtos de Tecnologia Assistiva e realiza um controle de qualidade desses produtos.
- Avalia potenciais usuários, em interação com diferentes ambientes, atividades e processos, quanto às suas necessidades de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, elaborando e propondo soluções e projetos para cada realidade e para cada usuário.
- Gerencia ações que envolvam a produção, comercialização e marketing de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva.
- Elabora e coordena projetos de acessibilidade urbanística nos campos da mobilidade, transporte, esporte e lazer.
Campos de atuação
- Empresas, organizações, unidades ou redes educacionais, públicas ou privadas, na elaboração, execução e gestão de projetos de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva.
- Gestão de processos que envolvam a produção, comercialização e marketing de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva.
- Pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções, produtos e serviços de Tecnologia Assistiva.
- Avaliação e controle de qualidade de produtos de Tecnologia Assistiva.
- Avaliação e orientação de potenciais usuários quanto às suas necessidades de produtos e serviços de Tecnologia Assistiva.
Coordenação
Coordenador
João Luiz Carneiro Carvalho (lattes)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vice-Coordenadora
Raissa Tavares Vieira Queiroga (lattes)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formas de Ingresso
O Bacharelado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibiliade é um curso de dois ciclos.
O acesso a essa terminalidade se dá por meio da conclusão do primeiro ciclo (Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - BES) ou por meio de processo de transferência interna, externa ou portador de diploma.
Desse modo, o ingresso na instituição se dá de duas formas:
- Selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
- Egressos do ciclo básico do BES da UFRB.
- Egressos de bacharelados de universidades conveniadas.
- Portadores de diploma, transferências internas e transferências externas, desde que haja vagas remanescentes.
Para mais informações, acessar: https://ufrb.edu.br/portal/prosel
Resolução do curso (ACC, TCC, Estágio)