Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Mídia

Curso de Educação do Campo da UFRB participa de reportagem Profissão Repórter

Publicado: Sexta, 07 Junho 2019 11:50

 Caco Barcellos e a repórter cinematográfica Mariane Rodrigues conhecem a família de Mariana Santana, aluna do curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foto: Reprodução Rede Globo

O programa Profissão Repórter, exibido pela Rede Globo em 6 de junho de 2019, trouxe à tona a realidade de estudantes e professores diante dos cortes de verbas para universidades públicas no Brasil. Liderada pelo jornalista Caco Barcellos, a equipe visitou três universidades federais para mostrar como a falta de recursos afeta pesquisas, infraestrutura e a vida acadêmica.

Na UFRB, a reportagem destacou o curso de Educação do Campo e suas dificuldades para se manter diante do cenário atual. Caco Barcellos e a repórter cinematográfica Mariane Rodrigues conheceram Mariana Santana e sua família, ilustrando o impacto direto dos cortes na vida de estudantes de baixa renda. A falta de recursos ameaça o modelo de alternância do curso e coloca em risco o futuro de centenas de jovens que dependem da universidade para sua formação.

A reportagem também visitou a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), revelando problemas como a interrupção de pesquisas por falta de equipamentos e o cancelamento de bolsas de mestrado e doutorado. Professores e alunos compartilharam histórias de frustração, resistência e luta pela sobrevivência da educação pública no país.

Confira a reportagem completa em https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2019/06/06/estudantes-e-professores-mostram-a-realidade-da-educacao-no-brasil.ghtml

registrado em:
Fim do conteúdo da página