Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
SOAC
- Sistema Online de Acompanhamento de Conferências
 
Categoria:Catálogo de Sistemas

 

O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) é uma customização, feita pelo IBICT, do Open Conference System (OCS). Um software livre para gerenciamento de evento, de cunho preferencialmente acadêmico, que oferece uma variedade de facilidades, com funcionamento em plataforma Web. Tornando, assim, uma ferramenta importante na implementação de portais que podem abrigar sites de eventos.

Desenvolvido para criação de portais institucionais, para abrigar sites de eventos, permite tanto à criação do site do evento, quanto das edições desse evento. Assim, possui facilidades relacionadas às chamadas para o envento, incrição, pagamento até a publicação de anais eletrônicos. Abrangendo, dessa forma, várias etapas da organização de eventos.

Ressaltam-se, nesse ponto, as facilidades, dessa ferramenta, relacionadas ao processo de avaliação, que incluem o credenciamento de avaliadores, moderadores, fluxo da avaliação, formulários para avaliação e outros. Contempla-se, dessa forma, uma etapa fundamental do desenvolvimento de eventos acadêmicos.

Amparados nos movimentos de acesso aberto e arquivos abertos, o SOAC, possui facilidades de acesso aos anais, com ferramenta de busca e navegação por autor e título. Da mesma forma, possibilita a coleta dos metadados por provedores de serviço, que permite que os anais possam ser indexados por outros serviços.

Por tantos motivos, o SOAC apresenta-se como um sistema único no propósito de apoiar a criação de portais de eventos. Agregando em uma única iniciativa todas as ocorrências e edições, de eventos apoiados por uma instituição, racionalizando esforços e oferecendo facilidades a instituição.





Fim do conteúdo da página