Para o Campo de Públicas, os anos ímpares, como 2025, são especiais por oferecerem inúmeras oportunidades de compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens. Editais como o do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (Porto Alegre, 29.09 a 03.10), EnANPAD_PG 2025 (1 a 3.10) e Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Salvador, 16 a 19.11.25), dentre outros, já estão abertos ou em vias de publicação. Em resposta às demandas de graduandos, pós-graduandos e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, a Rede de Desenvolvimento Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Bahia (Rede GPP) oferece sua primeira oficina do ano: Elaboração de Artigos Científicos. A oficina será conduzida entre fevereiro e maio de 2025, em quatro encontros remotos a acontecer das 19 às 21h, uma vez por mês, com o objetivo geral de oportunizar um espaço-tempo de compartilhamento de dúvidas e de elaboração de artigos científicos, de interesse dos participantes. Entre os encontros, os participantes, em um trabalho feito em pares, terão tempo para desenvolver e compartilhar suas propostas, com orientação da professora proponente, de modo a se contribuir para o fortalecimento da Rede GPP e do próprio Campo de Públicas. Espera-se, durante e ao final da Oficina, que seus participantes efetivamente submetam seus trabalhos aos referidos eventos.
Programação
25.02 Encontro Inicial (terça, 19 às 21h) – 2h
Apresentação e discussão sobre as oportunidades de submissão de trabalho e possíveis participações dos integrantes da Oficina nos múltiplos editais / formação de pares de trabalho (elaborador-revisor) / formação de comissão de revisão por edital / definição do escopo de cada texto a ser desenvolvido / escolha do título e das palavras-chave.
Tarefa orientada (entre 25.02 e 18.03) – 8 h
Escrever título, palavras-chave, e um texto introdutório, do qual constem a apresentação do tema, problematização, pergunta que conduz o trabalho, o objetivo do texto, as possíveis contribuições que possa trazer, bem como a estrutura do texto final. Troca de texto introdutório entre os pares, com elaboração de parecer com contribuições de aprimoramento.
19.03 (quarta, 19 às 21h) Compartilhamento e feedback - 2h
Os pares compartilham suas propostas, indicando os avanços obtidos com o feedback de cada um. Discussão sobre o que seja a contribuição do texto para o Campo de Públicas.
Tarefa orientada (entre 19.03 e 21.03) – 10 h
Revisar título e texto introdutório com base na discussão realizada no 2º encontro. Desenvolvimento das demais partes que compõem a estrutura do texto, com foco especial na base teórica e no método. Troca de texto entre os pares, com elaboração de parecer com contribuições de aprimoramento.
22.04 (terça, 19 às 21h) Compartilhamento e feedback – 2 h
Os pares compartilham suas propostas, indicando os avanços obtidos com o feedback de cada um. Discussão sobre o que um texto coerente e articulado e análise do cumprimento dos objetivos do texto.
Tarefa orientada (entre 19.03 e 21.03) – 4 h
Revisar texto final e submetê-lo às “comissões de editais” para parecer final. Ajustes no texto pós-parecer das comissões, para inscrição nos editais.
14.05 (quarta, 19 às 21h) – Encontro final e avaliação - 2 h
As comissões compartilham suas impressões sobre os textos. Avaliação da experiência e recomendações para novas edições.
Inscrições através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91800753