Fechar
Processos seletivos Produção de Trilhas Sonoras é tema de curso gratuito ofertado pela UFRB em parceria com o MinC
Inscrições até 28/03/25

Produção de Trilhas Sonoras é tema de curso gratuito ofertado pela UFRB em parceria com o MinC

Publicado: Quinta, 30 Janeiro 2025 12:42 , Última Atualização: Quinta, 30 Janeiro 2025 12:42 | Acessos: 100
imagem sem descrição.

Interessados(as) em aprender sobre produção de trilhas sonoras podem se inscrever em um curso gratuito e on-line sobre o assunto. Intitulada “Trilha Sonora para as Artes ao Vivo: Performance, Dança, Teatro e Artes Circenses”, a formação é oferecida pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) e está com inscrições abertas até 28 de março. O curso é promovido pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Os participantes terão a oportunidade de discutir sobre a relação existente entre trilhas sonoras e artes ao vivo, compreendendo similaridades e especificidades das linguagens artísticas, caminhos, técnicas e possibilidades de produção musical em cada contexto e desenvolvendo capacidade crítica, analítica e estética para criar trilhas sonoras ancoradas em conceitos multidisciplinares e interartísticos. Realizado na modalidade de ensino a distância, o curso tem perfil autoinstrucional e abordará conteúdos como Som e música; Trilha sonora: história, conceitos e tipos; Música e artes ao vivo em contexto; Músicas diegéticas e extra-diegéticas; Música e produção de sentidos; Linguagem e intenção musical; Panorama de ferramentas de edição musical; Roteiro e planejamento de criação; Narrativa, emoções e imagens em música.

“O curso tem como horizonte propor perspectivas sobre concepção estética, histórica, técnica e contextual para criação de trilha sonora junto às artes ao vivo. Buscamos oferecer à pessoa cursista reflexões sobre a amplitude do conceito de trilha sonora para além da ideia de música. Caminhos para cultivar o processo criativo também têm destaque, através de metodologias de criação/simulação sonora e dicas de como alimentar a nossa ‘caixa de ferramentas’ da criatividade”, explica Marcos Santos, coordenador e professor do curso.

Vicente Flores e Marcos Santos, professores do CECULT, são os ministrantes da formação. Flores é Doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pesquisa aspectos que podem revelar uma identidade nacional na produção brasileira de som para videogames. Já Santos é Mestre em Musicologia e Doutor em Etnomusicologia (UFBA), além de artista e pesquisador, estuda as experiências sonoras, corporais e espirituais negras da afrodiáspora e atua em projetos musicais e audiovisuais com abordagens artísticas integradas.

Produção Musical na Plataforma Reaper 

Outro curso oferecido pelo CECULT está com inscrições abertas até 11 de fevereiro. Realizado na modalidade de ensino a distância, o curso de Produção Musical na Plataforma Reaper tem como objetivo formar profissionais capacitados para a criação e produção de trilhas de áudio para diferentes produtos artísticos. 

O curso, oferecido a qualquer pessoa interessada, não exige escolaridade mínima. As inscrições podem ser feitas através do site escult.cultura.gov.br.

Parceria entre Cecult/UFRB e MinC

A parceria firmada entre o CECULT/UFRB e o MinC renderá a oferta de uma especialização em Política e Gestão Cultural, dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, todos voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura - MinC. 

Os cursos acontecem através da Escult, plataforma on-line voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura, implementada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O nome da escola homenageia Solano Trindade (1908-1974), multiartista negro pernambucano que atuou como poeta, ator, teatrólogo - criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB) - pintor, pesquisador e incentivador das culturas populares. No ar há seis meses, a escola já conta com mais de 30 mil inscritos em seus cursos.

Com informações de Karlene Rios.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP