Fechar
Notícias CFP consegue aprovação de projetos no PIBID e abre seleção para bolsistas

CFP consegue aprovação de projetos no PIBID e abre seleção para bolsistas

Publicado: Quinta, 18 Fevereiro 2010 22:39 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 7485

São 50 Bolsas de Iniciação à Docência para alunos do CFP e 06 Bolsas de Supervisão para professores da rede estadual.

O Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB teve suas propostas apresentadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/MEC/CAPES (Edital CAPES/DEB 02/2009 – PIBID) integralmente aprovadas. Foram contemplados o Projeto Institucional PIBID-UFRB-CFP, e mais 5 sub-projetos, respectivamente, das licenciaturas em Física, Matemática, Química, Filosofia e Pedagogia. Os cursos de Educação Física e Letras não enviaram propostas porque ainda não estavam implantados na ocasião do envio da documentação, em 2009.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/MEC/CAPES – é um programa instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no âmbito da CAPES cujo objetivo é fomentar as atividades de iniciação à docência, visando a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura das Instituições Federais e Estaduais de Ensino. Essencialmente, o Programa PIBID objetiva valorizar os cursos de Licenciatura dentro da estrutura universitária, fomentando ações que busquem o aumento do tempo de convivência dos graduandos no futuro ambiente de trabalho (unidade de ensino médio ou fundamental), permitindo-lhe um maior envolvimento com o cotidiano das atividades didático-pedagógicas.

O PIBID-UFRB-CFP 2010-2011, intitulado “A Pesquisa Colaborativa na iniciação à docência: uma ação entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e escolas de Ensino Médio de Amargosa-Ba”, aprovado pela CAPES, tem como proposta desenvolver atividades junto ao Ensino Médio de três escolas do município de Amargosa: Centro Territorial de Educação Profissional – CTEP Vale do Jiquiriçá, Colégio Estadual Pedro Calmon e Colégio Estadual Santa Bernadete.

O Projeto envolverá a participação de 50 (cinqüenta) Alunos-Bolsistas de Iniciação à Docência, que serão selecionados entre os estudantes dos cursos de Licenciaturas em Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia e Química do CFP, e receberão bolsas no valor de R$ 350,00 mensais, pelo período de um ano (prorrogáveis por igual período), para dedicar-se ao projeto. Cada um dos cursos acima referidos terá direito a 10 (dez) bolsas.

Além das bolsas de iniciação à docência, foram aprovadas 06 (seis) Bolsas de Supervisão no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais destinadas a professores da rede pública estadual das escolas parceiras e mais 06 (seis) bolsas de coordenação no valor de R$ 1.200,00, destinadas a professores da UFRB. Foi aprovada, também, uma parcela para custeio do projeto. Somando-se as bolsas e a verba de custeio, o investimento totalizará cerca de R$ 830.000,00, ao longo de dois anos.

Podem inscrever-se para concorrer às Bolsas de Iniciação à Docência e participar do Projeto, alunos regularmente matriculados nos cursos de Licenciaturas do CFP acima referidos (Confira Edital de Seleção 01/2010). Às Bolsas de Supervisão podem concorrer professores em efetivo exercício na rede pública estadual em uma das escolas contempladas pelo PIBID-UFRB, que sejam portadores de título de licenciatura e estejam em prática efetiva de sala de aula na escola para a qual concorre, pelo menos nos dois (02) últimos anos (Confira Edital de Seleção 02/2010).

As inscrições para participar do projeto como Aluno-Bolsista (estudantes da UFRB-CFP) ou Bolsista-Supervisor (professores das escolas parceiras) serão realizadas no período de 22/02 a 10/03/2010 no Prédio Administrativo do CFP, situado à Rua das Araras, s/n, Catiara, Amargosa-Ba, no horário comercial (das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 h). Para melhor conhecer o PIBID-UFRB e ter acesso aos documentos (Projeto Institucional, Sub-Projetos, Editais, Formulários de Inscrição e outros documentos), clique aqui.