Notícias Inep divulga lista de dispensados do Enade 2008

Inep divulga lista de dispensados do Enade 2008

Publicado: Terça, 31 Março 2009 00:00 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 8237
O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) divulgou na última sexta-feira (27) a portaria com os dispensados do Enade 2008. Os estudantes concluintes dispensados do exame, realizado em 9 de novembro, podem procurar sua instituição de ensino para requerer o diploma de conclusão de seu curso. As solicitações de dispensa foram avaliadas por uma comissão especial designada pelo MEC (Ministério da Educação). Os alunos que não tiveram aceitas suas justificativas devem prestar o exame neste ano para regularizar sua situação acadêmica. O prazo para as IES (Instituições de ensino superior) inscreverem seus alunos nessa situação é de 1º a 19 de junho, de acordo com a portaria normativa nº 1/2009.

Em 2008, foram avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química; e os seguintes cursos superiores de tecnologia: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Enade 2009 - Neste ano, o Enade será realizado em 8 de novembro. Participarão exame estudantes do final do primeiro ano de curso e do último ano de curso das áreas selecionadas. É considerado ingressante o aluno que concluiu até 1º de agosto entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo de sua graduação. O estudante concluinte é aquele que concluiu até 1º de agosto pelo menos 80% da carga horária mínima de seu curso ou que tenha condições  acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo  de 2009. Serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo, além de duas áreas novas, as de estatística e relações internacionais. Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais. As inscrições ocorrerão no período de 29 de junho a 31 de agosto. Até 29 de maio, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) enviará as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das instituições de ensino inscrevam os estudantes.

Portal UOL Educação, 30/03/2009
Inep divulga lista de dispensados do Enade 2008