Fechar
Notícias Nota do Conselho Diretor do Centro de Formação de Professores - Repúdio à Homofobia

Publicado: Quarta, 28 Agosto 2013 17:27 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 898

O Conselho Diretor do Centro de Formação de Professores manifesta o seu veementemente repúdio com relação ao caso de violência homofóbica sofrida pelo estudante Amilton Júnior no dia 15 de agosto de 2013 na cidade de Amargosa/BA. Este Conselho considera que atos caracterizados por homofobia - pautados pela desqualificação da orientação sexual que difere da heterossexual -, devem ser severamente punidos dentro de um Estado Democrático de Direito, o qual deve garantir o acesso ao espaço público, o direito à segurança e o direito ao livre exercício da sexualidade a todas as pessoas, independente da sua orientação sexual e/ou de gênero. Repudiam-se, assim, quaisquer tipos de atos incitadores de preconceito, discriminação, violência simbólica ou física que atacam e ferem a pessoa em sua existência humana e cidadã no contexto amargosense, baiano e brasileiro.

Em tempo, o Conselho Diretor do Centro de Formação de Professores manifesta solidariedade ao estudante Amilton Júnior ao tempo que se soma a todos/todas aqueles/as que exigem apuração rigorosa dos fatos e punição exemplar dos indivíduos envolvidos, considerando-se que suas práticas atacam a dignidade da pessoa humana. Por fim, indica que este fato vivido por um estudante do Centro de Formação de Professores demonstra a necessidade da universidade continuar investindo em ações institucionais com foco no debate sobre a diversidade sexual e de gênero. Ditas ações devem priorizar um conceito de cidadania que inclua o respeito aos sujeitos LGBTT, dialogando, assim, com as problemáticas apresentadas nos contextos sociais onde a UFRB está inserida.