Notícias Nota Pública

Nota Pública

Publicado: Segunda, 19 Agosto 2013 18:06 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 971

O Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação da Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e o Núcleo Capitu de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Diversidade e Sexualidade, ambos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vêm a público repudiar a violência sofrida pelo estudante Amilton Júnior do Centro de Formação de Professores/UFRB na noite de quinta-feira, dia 15 de agosto, na cidade de Amargosa. O estudante, que registrou ocorrência e fez exame médico, foi agredido verbal e fisicamente por um grupo de desconhecidos que diziam “você é gay, tem que apanhar”. Embora não tipificados legalmente, crimes associados à homofobia já apresentam dados desastrosos na Bahia, segundo dados do próprio governo.

A agressão ocorreu após três dias de discussão sobre gênero e sexualidade no Centro de Formação de Professores/UFRB, evento denominado “Agosto Gay”, ensejando a já conhecida censura e tentativa de amedrontamento à visibilização de outras formas de sexualidade. A cidade de Amargosa é reconhecida por ser um lugar calmo e prazeroso para se viver no interior baiano, contudo, a ameaça citada aos direitos humanos fere a garantia das relações democráticas. Por isto, solicitamos a adoção de políticas de apoio, de prevenção e de segurança na cidade de Amargosa, bem como exigimos que a agressão seja apurada e devidamente punida pelos meios legais, reafirmando o direito de acesso ao espaço público de qualquer cidadão amargosense, baiano e brasileiro, independente da sua orientação sexual e/ou de gênero.

Núcleo Capitu – Estudos, Pesquisa e Extensão – em Gênero, Diversidade e Sexualidade.

;
Error