Notícias CFP é representado em evento para Técnicos Administrativos em Educação

CFP é representado em evento para Técnicos Administrativos em Educação

Publicado: Terça, 04 Dezembro 2012 15:37 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 1163

O Sitae, que está na quarta edição, é uma inciativa coletiva de técnico-administrativos que visa a integração e o desenvolvimento profissional

A quarta edição do Seminário de Integração dos Técnico-Administrativos em Educação (Sitae), realizado em Matinhos e Pontal do Paraná, reuniu 180 profissionais de instituições de ensino superior do Paraná, Santa Cataria, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, entre outros estados. A abertura do evento, na manhã do dia 28/11, contou com a presença dos diretores da UFPR Litoral, Valdo Cavallet, e do Centro de Estudos do Mar (CEM-UFPR), Eunice C. Machado. Ao dar boas vidas aos convidados, Cavallet ressaltou a necessidade de os técnicos buscarem a paridade em todas as instâncias da gestão universitária, enquanto Eunice destacou a importância da atuação dos profissionais técnicos. “Só decidi assumir uma segunda gestão devido à equipe de técnicos com que posso contar”, ressaltou a diretora do CEM.

A primeira palestra do Encontro, que foi seguida de uma mesa redonda, colocou em discussão a trajetória histórica da carreira de técnico-administrativo. Para fazer esse resgate foram convidadas Maria Albertina Carino dos Santos (UFPR) e Artemísia Mesquita de Almeida (UFMS). O debate foi iniciado com a apresentação de um documentário que mostrou a trajetória de alguns dos servidores mais antigos na UFPR, fazendo uma homenagem a eles. No período da tarde, os técnicos propuseram temas geradores para serem discutidos em Grupos de Trabalho. Os temas eleitos foram Capacitação e Carreira, Terceirização, e a possibilidade de criação de um sindicato nacional de servidores de nível superior (Atens). Cada grupo elaborou uma série de perguntas, para que todos os participantes refletissem durante o evento e propusessem respostas até sexta-feira.

O segundo dia do evento começou com o relato de experiências inovadoras. Paula Ramalho, da UFPR Litoral, apresentou a experiência do Grupo de Trabalho e Estudos dos Técnico-Administrativos (Gtest), Janina Fagundes, da Unipampa, mostrou o trabalho do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, Heliane Mota Oliveira, da UNEB, falou sobre o Encontro de Técnicos que, desde 2008, reúne aproximadamente 800 técnico-administrativos a cada dois anos. Carmem Borges Ortega (UFMS) relatou o desafio de reunir técnicos que atuam em dez campi, entre a capital e o interior do estado. Para finalizar a mesa, Luciana Ielo, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou  o trabalho que Universidades Estaduais de São Paulo realizam, enfatizando um Congresso de Profissionais que reúne mais de mil servidores técnicos a cada dois anos.

A segunda atividade da manhã foi a mesa redonda TAE como produtores de saber, coordenada por Talita Regina Coelho (Litoral – UFPR), a mesa teve a participação de Marlene Aguilar, da Sala Verde da UFSC, de Fernando Sedor, do Museu de Ciência Naturais da UFPR e de Camila Domit, do CEM – UFPR. A tarde de quinta-feira seguiu com apresentações de trabalhos orais e banners e na sexta-feira os participantes puderam encerrar as atividades dos Grupos de Trabalho respondendo às perguntas elaboradas no primeiro dia do encontro. Na sequência os participantes definiram a sede do V Sitae, que será em Alagoas. As atividades do último dia do evento ocorreram na sede do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná. O CFP/UFRB foi representado pelo Servidor Técnico Ivanilson Soares de Souza.