Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2025 ocorreu o lançamento do projeto “Desenvolvimento de composto orgânico a partir do aproveitamento de resíduos da pesca artesanal na Comunidade Quilombola do Galeão, no território do Baixo Sul, Bahia”. O evento na Comunidade do Galeão foi sediado na Casa do Pescador, reuniu lideranças da comunidade e parcerias para celebrar e planejar coletivamente encaminhamentos para os desdobramentos do projeto.
A proposta, com duração de dois anos, tem como objetivo desenvolver um composto orgânico, para fins agrícolas, a partir dos resíduos da mariscagem e captura do siri na comunidade quilombola e pesqueira do Galeão, Cairu, Bahia. A iniciativa foi aprovada no Edital FAPESB/SECTI/SDR Nº 015/2023 CIÊNCIA NA MESA 1: INOVAÇÕES PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.
Trata-se de uma ação fomentada e protagonizada pela Comunidade quilombola e pesqueira do Galeão, em parceria com o Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM/CFP/UFRB), ativo no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias, Associação de Moradores do Galeão, Universidade Estadual da Bahia (UNEB campus Valença), Associação da Comunidade Quilombola do Galeão, Associação dos Pescadores e Pescadoras de Graciosa, Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano, Valença (CEEP), Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul (NTE-06) e Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá (CETEP Amargosa).
A etapa inicial de sensibilização contou com a participação ativa das parcerias. A apresentação do projeto foi mediada inicialmente por moradores da comunidade, estudantes da Licenciatura em Educação Campo com habilitação em Ciências Agrárias, Erick Sousa e Mayara Barreto, em seguida uma exposição com detalhes acerca da proposta, intercedida pela professora Lanna Cecília Lima de Oliveira (DOCFORM/UFRB). O momento posterior seguiu com relatos mobilizados por representações e lideranças das associações locais, cooperativas, comunidades do entorno de sócio referência, instituições de ensino e pessoas da comunidade interessadas, bem como um relato sobre os caminhos metodológicos explicitados pelo Professor Lucas Amorim (DOCFORM/UFRB). Também foram registrados uma avaliação do encontro com uma projeção futura das ações propostas.
Em destaque, nos depoimentos, os desafios e possibilidades que incidem na aplicação do projeto. A postura crítica e combativa da comunidade em relação ao trabalho coletivo e a necessidade de atuação transparente diante das ações, os caminhos que mobilizam as parcerias e o entusiasmo com as possibilidades gerativas da experiência são fatores que estimulam a ação. Mais informações podem ser acessadas no Instagram @composta_galeao. Seguem registros da atividade: