A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou que as inscrições para os cursos de extensão em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e em Formação para Docência e Gestão para Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas estão prorrogadas até 11 de fevereiro. Ambos são gratuitos, na modalidade a distância e ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Além da prorrogação das inscrições, outra novidade é a ampliação do público-alvo. Agora, estudantes dos cursos de licenciatura, professores da Educação Básica e do Ensino Superior das redes públicas ou privadas de ensino situadas no estado da Bahia, independente do município de residência, podem se inscrever para o curso em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Já para o curso em Formação para Docência e Gestão para Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, o público-alvo são estudantes dos cursos de licenciatura, profissionais e gestores e professores da Educação Básica ou do Ensino Superior das redes públicas ou privadas de ensino situados no estado da Bahia. É necessário ter acesso à internet e aptidão para o uso de equipamentos de informática.
Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
O curso será realizado em atividades síncronas e assíncronas, estando subdividido em 4 (quatro) módulos, com duração de 3 (três) meses e carga horária de 120 horas. O objetivo é formar professores da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns, para desenvolverem concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender ao coletivo e às singularidades dos estudantes.
A inscrição é feita na página da SEAD, com o preenchimento do Formulário de Inscrição e envio da documentação exigida no edital. A seleção será realizada por ordem cronológica de inscrição no processo seletivo e a partir da análise da comprovação de que o candidato(a) pertence ao público-alvo do curso até completar o número limite de cinco mil vagas. O resultado final está previsto para 21 de fevereiro.
A realização do curso é uma iniciativa da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
Confira o edital nº 29/2024 atualizado.
Formação para Docência e Gestão para Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas
O curso tem como objetivo consolidar proposta de formação continuada à distância para docência e gestão da educação básica com base nos princípios da Educação da Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).
A carga horária será de 120 horas, com atividades síncronas e assíncronas, subdivididas em quatro módulos.
O endereço para inscrição é https://ead.app.ufrb.edu.br/dashboard/#/nc/form/26928108-4840-47d4-a71ff43dc14835f6. A seleção será realizada por ordem cronológica de inscrição e a partir da análise da comprovação de que o(a) candidato(a) pertence ao público-alvo até completar o número limite de 3.750 vagas. A previsão é que o resultado final seja publicado em 21 de fevereiro.
Encontre mais informações sobre a seleção no edital nº 36/2024.
Acesse a página da Educação a Distância da UFRB para acompanhar as novidades das seleções.