Egressa do PARFOR UFRB representa professores em lançamento do programa "Mais Professores Para o Brasil" em Brasília
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra com orgulho a participação da professora Taíle Carvalho, egressa do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Centro de Formação de Professores (CFP), no lançamento do programa "Mais Professores Para o Brasil", ocorrido em Brasília.
Representando os professores do município de Castro Alves, Bahia, Taíle marcou presença no evento como exemplo do impacto transformador proporcionado pela formação oferecida pela UFRB. O curso de Pedagogia PARFOR foi realizado exclusivamente para mulheres em Castro Alves, fortalecendo a educação básica na região e promovendo a valorização da formação docente.
O programa "Mais Professores Para o Brasil" tem como objetivo fortalecer a educação no país, priorizando a formação e a valorização de docentes, um ideal alinhado com a missão da UFRB de contribuir para o desenvolvimento educacional por meio da qualificação de professores.
A presença de Taíle no evento reafirma o compromisso do PARFOR e da UFRB em capacitar educadores para transformar realidades e fortalecer a educação pública. O Centro de Formação de Professores se orgulha de seus egressos que, como Taíle, seguem representando e inspirando suas comunidades com dedicação e excelência.
Parabéns à professora Taíle Carvalho e a todos os envolvidos no PARFOR UFRB pela contribuição significativa para a educação no Recôncavo baiano e no Brasil!
Sobre o PARFOR
O Parfor é um programa emergencial criado em 2008, em colaboração com as Secretarias de Educação dos estados e municípios e as instituições de nível superior, para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em 2023, a UFRB realizou a última colação de grau de concluíntes da turma de Pedagogia do PARFOR. Atualmente, o programa acontece em uma nova ação, denominada Parfor Equidade, que visa oferecer oportunidade de acesso à formação específica de nível superior a professores(as) da Educação Básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos e que não possuem formação adequada na sua área de atuação nas escolas públicas.
Para saber mais, acesse: https://ufrb.edu.br/parforequidade/