A professora Ana Cristina Givigi, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi eleita coordenadora da regional Nordeste do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred) para o biênio 2024-2026. Givigi, que já ocupa o cargo de coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO/UFRB) e é do quadro do Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB), elegeu-se com a chapa “Unidade na Diversidade: em defesa da pós-graduação do Nordeste”, que conta ainda com José Airton de Freitas Pontes Junior, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Allan Solano Souza, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como vice-coordenadores da regional.
O Forpred é uma instância permanente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e reúne coordenadores de programas de pós-graduação para discutir e promover a pesquisa e a formação acadêmica em educação. A eleição de Givigi é representativa do contexto da pós-graduação em educação no Nordeste, que conta com 38 programas de pós-graduação em educação.
Para Givigi, a coordenação do Forpred Nordeste é uma oportunidade de colocar em pauta questões fundamentais para a formação e pesquisa na região. Ela destaca que, dos programas de pós-graduação em educação no Nordeste, a maioria (15 doutorados e 5 mestrados) é de natureza acadêmica, mas há uma predominância dos mestrados profissionais (15). Esses dados, segundo ela, indicam que a região carece de uma política de pós-graduação mais fortalecida e que leve em consideração as particularidades locais, principalmente porque ainda enfrenta desafios como a desigualdade de investimentos em relação às regiões Sul e Sudeste do país.
“Estar na coordenação do Forpred-NE fortalece a importância da educação do campo no Nordeste, da educação popular e da participação efetiva de sujeitos do conhecimento que estão nos movimentos sociais e seus lugares na pesquisa”, afirma Givigi.
Desafios e iniciativas na coordenação
Dentre as principais iniciativas que Givigi pretende implementar na coordenação do Forpred destaca-se a promoção de um debate coletivo sobre as demandas históricas e conjunturais dos programas profissionais, especialmente, no âmbito do financiamento e da importância na consolidação da pesquisa e pós-graduação no Nordeste.
Ela também aponta como uma das pautas prioritárias a análise e correção das desigualdades nas políticas de pós-graduação, especialmente em relação ao atual Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Givigi acredita que é necessário um acompanhamento mais crítico do plano, propondo coletivamente ajustes nos critérios de avaliação e financiamento dos programas. Ela também enfatiza a importância de uma maior articulação entre os programas da região, de modo que suas estratégias e necessidades possam ser mais bem atendidas.
Outro desafio será a criação de uma política de pós-graduação que seja estruturante e não pontual, baseada em editais periódicos. Givigi defende que o investimento em programas de pós-graduação na região Nordeste deve ser mais robusto e contínuo.
“Lutamos para que a avaliação dos programas não se reduza apenas à Ficha de Avaliação Quadrienal e que a qualidade da educação não esteja atrelada ao investimento, que, muitas vezes, é desigual entre as regiões do Brasil. Precisamos de uma política que considere as vocações e as necessidades regionais”, afirma a nova coordenadora.
UFRB no centro do debate nacional
Para Givigi, sua eleição para a coordenação do Forpred-Ne também é importante para colocar a UFRB no centro do debate nacional da pós-graduação. “Como universidade negra, interiorizada e composta de uma comunidade advinda de espaços rurais, portanto, uma universidade no/do campo, e que tem tanto as potencialidades quanto as vicissitudes de consolidar programas de pós-graduação num cenário em que os investimentos e critérios de produção estão concentrados no Sul e Sudeste do país“, afirma Givigi.
Representação no Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste
A UFRB também tem representante em outra instância de discussão sobre a educação. Terciana Vidal Moura, vice-coordenadora do PPGEDUCAMPO e professora do CFP, foi eleita para coordenar o GT 26 - Educação do Campo do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN) pelos próximos dois anos.
O EPEN se configura como um espaço propício para o diálogo e a reflexão crítica sobre os rumos da educação no Nordeste e no Brasil. Através da troca de saberes e experiências entre pesquisadores(as) de diferentes vertentes e perspectivas, o evento busca fomentar o debate acerca de temáticas relevantes para o campo educacional.