Fechar
Notícias Docentes do CFP publicam livro e ebooks no mês de agosto
Publicações

Docentes do CFP publicam livro e ebooks no mês de agosto

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2024 18:50 , Última Atualização: Segunda, 26 Agosto 2024 19:19 | Acessos: 156
imagem sem descrição.

O Centro de Formação de Professores da Universidade federal do Recôncavo da Bahia parabeniza os(as) docentes pelas recentes publicações de livro e ebooks, no mês de agosto,  e convida a comunidade a conhecer um pouco mais das obras:

Ebook "Etnomodelagem no ensino de matemática"

Organizado pelos(as) docentes Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Carlson Guerreiro de Almeida e Jean Paixão Oliveira, o livro propiciar ao leitor uma experiência que destaque a essencial indissociabilidade entre a teoria e a prática. Com esse olhar, apresentamos inicialmente parte dos nossos estudos sobre Etnomodelagem, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas. E ainda, trazemos sete propostas pedagógicas que mostram relações entre o conhecimento matemático acadêmico e a Matemática presente no cotidiano dos estudantes, no intuito de valorizar a diversidade e os saberes e fazeres das pessoas nas mais diferentes áreas de atuação.

Acesse a obra e Leia online

Ebook "Reflexões Pedagógicas na Educação Infantil: Um Olhar Semiótico ao Ambiente Educacional"

Organizado pela professora Aureliana da Silva Tavares, o livro aborda temáticas relevantes ao processo do desenvolvimento da criança e sua relação com o meio ambiente. Teóricos clássicos que fundamentaram suas pesquisas em análises contextualizadas com a realidade da criança em contato com seu mundo imediato foram contemplados ao longo do discurso: Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vygotsky além da pertinência do diálogo no processo de adaptação da criança na educação infantil: acolhimento, desenvolvimento e interação. 

Acesse a obra e Leia online

Livro "Corpos negros e identidades na universidade"

De autoria da professora Rosangela Souza da Silva, a obra apresenta e carrega narrativas de estudantes negras(os) e a permanência de suas reflexões/ações sobre as vulnerabilidades a que seus corpos negros estão submetidos. Para a autora, nenhum processo educativo e formativo se produz fora dos corpos, porque são neles que se materializam tanto os processos de objetivação quanto de subjetivação de políticas sociais, culturais, econômicas e históricas. O livro aponta para o funcionamento do racismo acadêmico, o epistemicídio e o elitismo intelectual.

Clique aqui e saiba como adquirir o livro

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP