Fechar
Notícias Escola da Terra realizará II Módulo Formativo com escolas de assentamentos
Formação continuada

Escola da Terra realizará II Módulo Formativo com escolas de assentamentos

Publicado: Quarta, 31 Julho 2024 19:04 , Última Atualização: Quarta, 31 Julho 2024 19:05 | Acessos: 284
imagem sem descrição.

Entre os dias 01 e 03 de agosto de 2024, o Programa Escola da Terra na UFRB realizará as atividades do II Módulo Formativo com cerca de 80 professores(as) de escolas do campo situadas em assentamentos da reforma agrária na Bahia.

Na UFRB, o Programa Escola da Terra constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB que tem incidido na formação continuada de mais de 300 professores(as) que atuam nas escolas do/no campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, no estado da Bahia.

As atividades de formação se vinculam ao Programa Escola da Terra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizado na parceria com as Secretarias Municipais de Educação, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

O II Módulo Formativo com professores(as) das escolas de assentamentos será realizado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta (EPAAEB), localizada no Assentamento Jaci Rocha, no município de Prado - BA. As atividades estarão voltadas para aprofundamentos sobre o desenvolvimento humano e os processos de alfabetização nas escolas do campo, com destaque para a música e a poesia seus aspectos pedagógicos-formativos. As atividades serão conduzidas pelo Prof. Dr. Alex Verdério - UFRB, pela Profa. Dra. Selidalva Gonçalves - UFRB e pela Profa. Ms. Dionara Soares Ribeiro - EPAEEB. Juntamente aos estudos e aprofundamentos que serão promovidos na formação será realizado o lançamento de duas obras produzidas na luta e na afirmação da Educação do Campo. 2

A obra “Cancioneiro da Educação do Campo”, em sua segunda edição (2024), foi organizada por estudantes e professores(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da UFRB e é composta por uma coletânea de canções e poesias que evidenciam a luta dos povos do campo e a firmação do direito à educação. Sua apresentação junto aos(às) professores(as) das escolas de assentamentos será realizada pelos(as) estudantes Erick de Jesus de Sousa, Adelvan Conceição da Assunção, Franciele Bispo e Itamiles Santos Nascimento.

Já o livro "Desaguar: poesias, lamentos e rebeldia" (2022), contará em seu lançamento com a apresentação da autora, a estudante Itamiles Santos Nascimento, do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da UFRB. Trata-se de uma obra composta por poesias que versam sobre questões que atravessam a vida do povo preto em diáspora, a negação do acesso à terra e o debate de gênero. Tais questões são abordadas de maneira a crítica e poética pela da autora que tem na sua obra uma voz altiva na denúncia e anúncio na formação do povo preto do campo.

A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, constituída há mais de 10 anos na região do Extremo Sul da Bahia, tem uma ação pioneira na organização e implementação de assentamentos sob a base dos princípios agroecológicos e agroflorestais, com desdobramentos na formação e em processos educativos escolares. Essa inserção no Território de Identidade, juntamente à parceria estabelecida com o Programa Escola da Terra na UFRB, tem potencializado a incidência na formação continuada de professores(as) do campo que atuam no Extremo Sul da Bahia.

Com informações de Alex Verdério

Confira as imagens:

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP