Fechar
Notícias O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação do Campo e o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasiliero realizou na última semana (04 a 09/04/2011) o seu I Módulo

Publicado: Terça, 12 Abril 2011 12:54 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 1351
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação do Campo e o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasiliero realizou na última semana (04 a 09/04/2011) o seu I Módulo.
Na oportunidade reunimos 49 estudantes, professores das redes municipais e estaduais, representantes dos movimentos sociais (MST, MAB, CETA, MOC, MT, FETAG, FETRAF, CEFA's) e de ONG's ambientalistas oriundos de  35 municípios baianos e de Castelo do Piauí/PI.
A abertura oficial do curso ocorreu na segunda pela manhã contando com do Magnífico Reitor Paulo Gabriel, o Pró-reitor de Pesquisa Carlos Alfredo, o diretor do CFP Clarivaldo Sousa, o prefeito de Amargosa Valmir Sampaio e seus secretários de Educação e Agricultura, Raul Lomanto docente deste curso e do Centro Sapucais, o representante do CETEP, do STR de Amargosa, dos discentes e o Sr. Francisco, professor leigo da zona rural de Amargosa. Na tarde do dia 04/04 tivemos uma mesa redonda que discutiu Educação do Campo, Desenvolvimento Agrário e as Questões Ambientais no Nordeste, os eixos articuladores do referido curso.
A semana transcorreu com três componentes curriculares: Concepções e princípios da Educação do Campo (profa. Dra. Nalva Araujo/UNEB - Teixeira de Freitas e David Romão/CFP-UFRB) e Metodologia da Pesquisa no âmbito da Educação Popular (profa. Dra. Iolanda Carvalho/CETEC-UFRB) e duas oficinas: Musicalidade e Capoeira (Mestre Jean/CFP-UFRB) e Ambiente Virtual de Aprendizagem (Jailson Teixeira/CFP-UFRB).
Na sexta-feira, juntamente com o movimento estudantil do CFP, os estudantes organizaram um ato político rememorando o Massacre em Eldorado dos Carajás. As atividades foram encerradas no sábado (09/04) com um café da manhã, avaliação do I módulo e planejamento das atividades."
segue fotos em anexos

Silvana Lima, Coordenadora do curso, CFP/UFRB