Fechar
Notícias Nota da UFRB sobre o ataque ao povo Pataxó Hã-hã-hãe, em Potiraguá
NOTA

Nota da UFRB sobre o ataque ao povo Pataxó Hã-hã-hãe, em Potiraguá

Publicado: Sexta, 26 Janeiro 2024 11:57 , Última Atualização: Sexta, 26 Janeiro 2024 13:03 | Acessos: 253

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) expressa sua solidariedade ao povo Pataxó Hã-hã-hãe, pelo violento ataque sofrido no último domingo (21), em Potiraguá, município situado no sul da Bahia. A ação criminosa levou à morte da líder Nega Pataxó (Maria Fátima Muniz de Andrade) e à tentativa de assassinato do seu irmão, o cacique Nailton Muniz Pataxó. Outros membros da comunidade indígena também foram vítimas de ferimentos e necessitaram ser hospitalizados, o que confirma a intenção de lesar os legítimos donos das terras em questão.

A UFRB se une às vozes indignadas que exigem do Estado investigação e punição dos envolvidos, pois compreende que a efetiva democracia exige o respeito aos direitos dos povos originários e a garantia de que possam acessar e usar suas reservas sem qualquer constrangimento.

A defesa das comunidades indígenas e das suas lideranças está totalmente ligada ao clamor do povo brasileiro por novas formas de habitar o planeta, nas quais o homem não seja oponente da natureza, mas colabore com ela, por meio de ações sustentáveis e condizentes com a vida, em todas as suas expressões.

Cruz das Almas-BA, 25 de janeiro de 2024.
Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Acessibilidade

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP