Fechar
Notícias UFRB apresenta relatório sobre ações do Plano de Logística Sustentável
SUSTENTABILIDADE

UFRB apresenta relatório sobre ações do Plano de Logística Sustentável

Publicado: Quinta, 11 Janeiro 2024 23:35 , Última Atualização: Segunda, 22 Janeiro 2024 14:22 | Acessos: 393
Descrição da imagem: A imagem exibe parte de três folhas de plantas verdes com  gotas de água. Na parte inferior, em fundo de tom esverdeado com fonte na cor branca, a seguinte legenda: UFRB apresenta relatório sobre ações do Plano de Logística Sustentável
Descrição da imagem: A imagem exibe parte de três folhas de plantas verdes com gotas de água. Na parte inferior, em fundo de tom esverdeado com fonte na cor branca, a seguinte legenda: UFRB apresenta relatório sobre ações do Plano de Logística Sustentável

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o relatório sobre o primeiro ano de ações do Plano de Logística Sustentável (PSL) da Instituição.

O relatório descreve as ações adotadas pelo PLS, que é composto de 14 objetivos e 78 ações, previstas para serem desenvolvidas até o final de 2024.
O plano é um instrumento de planejamento, com objetivo e ações que visam permitir, no âmbito da UFRB, práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica nos processos logísticos da Universidade.

Entre os resultados alcançados, destacam-se, no Campus Cruz das Almas, as ilhas de impressão gráfica implantadas nas Pró-Reitorias de Planejamento (Proplan), Gestão de Pessoas (Progep) e Graduação (Prograd), na Superintendência de Registros das Atividades Acadêmicas (Surac) e no Gabinete da Reitoria, em âmbito da Administração Central da UFRB; a construção de espaços de convivência que integram a edificação e a natureza, observados na área edificada em frente ao Pavilhão III e no entorno do Restaurante Universitário; e o reflorestamento de 17 hectares de terras, realizado em parceria com a Coelba, na área frontal da usina solar.

No que se refere ao objetivo de otimização no processo de consumo de energia e conscientização da comunidade acadêmica sobre essa prática sustentável, houve a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas LED, ação adotada pelo Núcleo de Gestão de Manutenção Predial (NUMAP); a parceria com a Coelba que levou à troca de centenas de lâmpadas incandescentes em todos os centros de ensino da UFRB; e a realização de campanha com colocação de adesivos para manter portas e janelas fechadas em espaços com ar-condicionado ligado. Destaca-se, ainda, a construção da usina solar no Campus Cruz das Almas.

Segundo o relatório, a implementação do Plano de Logística Sustentável é um grande desafio, principalmente em uma instituição multicampi. "Mas, apesar das dificuldades, os resultados apontados no primeiro ciclo de avaliação dos objetivos e metas do PLS demonstram avanços importantes". O ideia é que as ações realizadas e apresentadas se transformem em redução de custos operacionais, aumento da eficiência dos processos, melhoria da imagem institucional perante a sociedade e, acima de tudo, em contribuição para a construção de um mundo sustentável.


"Enquanto instituição de ensino, compreendemos as práticas sustentáveis como ações imprescindíveis para a preservação do meio ambiente, a promoção da qualidade de vida dos membros da comunidade acadêmica e a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade", enfatiza a conclusão do relatório.

Histórico - O Plano de Logística Sustentável é um instrumento norteador que ajuda no planejamento para a adoção de práticas e métodos que visem a racionalização e a sustentabilidade das despesas das instituições, como também busca apontar ações a serem desenvolvidas pela comunidade acadêmica para criar a cultura da sustentabilidade.
Em 17 de janeiro de 2023, a UFRB divulgou o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Instituição para o biênio 2023-2024, contenplando 78 ações, buscando, de forma prática e objetiva, apresentar todo o programa voltado para a logística sustentável a ser desenvolvida na Universidade, assim como todas as ações de projetos afins.
Algumas das ações propostas demandam recursos orçamentários para sua implementação e, como depende-se da evolução da Lei Orçamentária Anual (LOA), parte das atividades podem sofrer atrasos ou mudanças de rumo.

Clique aqui para saber mais. 

Conheça o relatório.

Acessibilidade

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP