Fechar
Notícias UFRB abre seleção para 20 vagas do Mestrado Profissional em Educação do Campo para o semestre 2024.1
Inscrições prorrogadas até 27/10/23

Publicado: Quinta, 28 Setembro 2023 00:49 , Última Atualização: Segunda, 27 Novembro 2023 11:57 | Acessos: 3632
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para 20 vagas do Mestrado Profissional em Educação do Campo, para o primeiro semestre de 2024, com funcionamento no Campus Amargosa.

O Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico visando contribuir para que os/as docentes das redes públicas de ensino, gestores/as públicos/as e articuladores/as dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.

Podem participar do processo seletivo, preferencialmente, os/as profissionais da educação (docentes, gestores/as e técnicos/as) e educadores/as do campo que têm como lócus de atuação profissional as escolas do campo, secretarias de educação, comunidades rurais (assentamentos, acampamentos, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de terreiro, fundo e fecho de pasto) e movimentos sociais e sindicais do campo. O foco da formação é a Educação do Campo no contexto
social, político e econômico da realidade agrária brasileira, podendo ser admitidos/as candidatos/as portadores/as de diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento.

São ofertadas 20 (vinte) vagas, que serão distribuídas entre as 3 (três) linhas de pesquisa que compõem o programa, sendo: 7 (sete) vagas para Linha 1 - Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo; 7 (sete) vagas para Linha 2 – Agroecologia, Trabalho, Movimentos Sociais do Campo e Educação; e, 6 (seis) vagas para Linha 3 - Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo.

As inscrições serão realizadas, no período 29/09 a 20/10/2023 (prorrogadas até 27/10/23), somente via internet e estarão disponíveis em link próprio no sítio do PPGEDUCAMPO disponível no endereço: https://www.ufrb.edu.br/educampo. O/A candidato/a deverá acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas –
SIGAA/ Processos Seletivos Stricto Sensu e selecionar o Processo Seletivo Aluno/a Regular 2024.1, Edital 01/2023, conforme indicado no Manual do/a candidato/a, disponível no site do programa, a fim de preencher o formulário eletrônico e anexar os documentos solicitados.

Confira a Prorrogação do Edital de seleção n°01/2023

Saiba mais em: ufrb.edu.br/ppgeducampo